Pular para o conteúdo principal

Venezuela e Colômbia anunciam reabertura de fronteira

A zona limítrofe foi fechada há um ano por ordem de Nicolás Maduro, após um ataque armado contra uma patrulha militar venezuelana

Os presidentes Nicolás Maduro, da Venezuela, e Juan Manuel Santos, da Colômbia, anunciaram nesta quinta-feira um acordo para reabrir a passagem de pedestres na fronteira, que permaneceu fechada por um ano, a partir do próximo sábado.
“O que vamos fazer é abrir a fronteira de forma gradual”, disse Santos na cidade venezuelana de Puerto Ordaz. “Será uma abertura transitória enquanto vamos aprendendo e adequando as decisões para que cada passo dado seja certeiro, positivo”, acrescentou.
Publicidade
Na primeira etapa, a partir de sábado, apenas pedestres poderão fazer a travessia. Serão cinco pontos de passagem ao longo dos 2.200 quilômetros de fronteira, em operação das 8h às 20h.
Maduro ressaltou que se trata de uma “primeira fase de abertura”, e prometeu “fazer todo o possível” para criar as condições de uma “nova fronteira de paz”.
LEIA MAIS:
Milhares de venezuelanos atravessam fronteira com a Colômbia para comprar comida
Venezuela fecha fronteira com a Colômbia e provoca crise com o vizinhoColômbia chama embaixador na Venezuela por crise na fronteira
A zona limítrofe foi fechada em 19 de agosto de 2015 por ordem de Maduro, devido a um ataque armado contra uma patrulha militar venezuelana atribuído a grupos paramilitares colombianos.
No mês passado, a Venezuela abriu temporariamente a passagem entre os dois países para que os cidadãos pudessem fazer compras de necessidade básica. Em poucas horas, mais de 35.000 venezuelanos cruzaram a fronteira para comprar alimentos e medicamentos.
O presidente colombiano disse que a prioridade será a segurança e anunciou uma troca de informação aduaneira para enfrentar o contrabando de combustível, um dos motivos apresentados por Maduro para o fechamento.
Maduro fala em “um novo começo das relações econômicas e comerciais”, assinalando que já estão definidas as “fórmulas para reativar” essa questão.
Os presidentes anunciaram estas medidas após avaliar um relatório que suas equipes apresentaram, depois de se reunirem em 14 oportunidades antes do encontro de hoje. Em uma reunião de chanceleres na semana passada em Caracas, ficou resolvida a criação de uma cédula de identidade especial para os residentes da fronteira, assim como um aumento no controle de segurança.
O fechamento da fronteira estremeceu as relações bilaterais, após a deportação e êxodo de milhares de colombianos por parte das autoridades venezuelanas.
(Com AFP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular