Pular para o conteúdo principal

Ucrânia coloca suas tropas em alerta perto da Crimeia

Decisão ocorre um dia depois de Moscou afirmar ter frustrado atentados preparados por Kiev na península anexada em 2014

A Ucrânia colocou nesta quinta-feira suas tropas em estado de alerta ao longo da linha de demarcação com a Crimeia após a retomada da tensão com a Rússia, que afirmou ter frustrado atentados preparados por Kiev nesta península anexada em 2014.
A denúncia de Moscou, desmentida por Kiev, deu lugar a uma troca de acusações e obrigou as duas partes a reforçar seus dispositivos militares na zona. A tensão ocorre mais de dois anos depois da anexação da península ucraniana, realizada após um referendo considerado ilegal pelos países ocidentais.
Publicidade
“Eu ordenei a todas as unidades nas regiões situadas na fronteira administrativa com a Crimeia e ao longo da linha de frente no Donbass (leste da Ucrânia) a se colocar em estado de alerta”, anunciou o presidente ucraniano Petro Poroshenko.
Poucas horas antes, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que reforçaria a segurança na Crimeia após acusar as autoridades ucranianas de “passar ao terror”, e reunir seu Conselho de Segurança.
LEIA MAIS:
Rússia acusa Ucrânia de incursão armada na Crimeia
Com novas redes de fornecimento, Putin declara fim de bloqueio energético à Crimeia
“Foram debatidas medidas adicionais para garantir a segurança dos cidadãos e das infraestruturas vitais da Crimeia”, explicou um representante da presidência. Os participantes “estudaram detalhadamente as possíveis medidas antiterroristas para proteger as fronteiras terrestres, as águas territoriais e o espaço aéreo da Crimeia”, disse a mesma fonte.
Este Conselho de Segurança reuniu o primeiro-ministro Dmitri Medvedev, os ministros das Relações Exteriores, Serguei Lavrov; o da Defesa, Serguei Choigu, e o do Interior, Vladimir Kolokolsev, assim como responsáveis dos serviços secretos russos (FSB), Alexandre Bortnikov, e da inteligência exterior (SVR), Mikhail Fradkov.
Um responsável da Otan declarou que a Aliança acompanhava “de perto e com preocupação” a situação na região da Crimeia. “A Rússia não forneceu nenhuma prova tangível de suas acusações contra a Ucrânia”, acrescentou.
O Conselho de Segurança da ONU se reuniu nesta quinta para discutir a tensão crescente entre Rússia e Ucrânia. “Estamos extremamente preocupados com o aumento da tensão perto da fronteira administrativa entre a Crimeia e a Ucrânia”, declarou, por sua vez, a porta-voz do Departamento de Estado americano, Elizabeth Trudeu.

Acusações

O FSB acusou Kiev de ter lançado várias incursões de “sabotadores-terroristas” que terminaram em confrontos armados e que custaram a vida, segundo Moscou, de um agente do FSB e de um militar russo.
Segundo os serviços secretos russos, um primeiro grupo foi descoberto perto da cidade de Armiansk, na Crimeia, na madrugada de 7 de agosto em posse de vinte artefatos explosivos caseiros e vários quilos de TNT. Outros dois grupos foram interceptados na noite seguinte, apoiados por disparos do exército ucraniano, segundo a mesma fonte.
Fontes citadas pelo jornal russo Kommersant afirmaram que as pessoas detidas queriam atacar zonas turísticas da península, conhecida por suas praias, para “semear o pânico” provocando pequenas explosões.
O presidente ucraniano disse que as acusações são “absurdas e cínicas”, e servem de “pretexto para novas ameaças militares contra a Ucrânia”. O ministério da Defesa ucraniano evocou uma “tentativa de justificar a mobilização e as agressões” das forças russas na região.
(Com AFP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...