Pular para o conteúdo principal

Contra Trump, ex-agente da CIA lançará candidatura independente

Evan McMullin é ex-diretor de política do Partido Republicano na Câmara dos Deputados dos EUA e grande crítico da campanha de Donald Trump

Evan McMullin, ex-agente da CIA e ex-diretor de política do Partido Republicano na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, confirmou nesta segunda-feira que apresentará uma candidatura presidencial independente para atrair os conservadores descontentes com Donald Trump, o candidato oficial do partido. Em comunicado enviado à emissora ABC News, McMullin garantiu que “nunca é tarde demais para fazer o correto”.
“Os Estados Unidos merecem algo melhor que Donald Trump ou Hillary Clinton. Apresento-me humildemente como um líder que pode dar uma opção para milhões de conservadores descontentes”, explicou o novo candidato. Segundo a emissora MSNBC, McMullin, que nunca ocupou um cargo eletivo, lançará oficialmente sua campanha hoje com o apoio de importantes doadores republicanos, que não querem contribuir para a candidatura de Trump.
LEIA TAMBÉM:
Trump tenta fazer as pazes com republicanos
A estranha fascinação de Trump por Putin
Menino de 11 anos critica vice de Trump, Mike Pence
McMullin, ex-agente da Agência Central de Inteligência (CIA), é um especialista em defesa e relações exteriores, mas é pouco conhecido entre os eleitores americanos, o que lhe dá poucas possibilidades de se transformar em uma alternativa viável a Trump. Ele já criticava o magnata antes de sua indicação para disputar a presidência dos EUA. Por enquanto, o ex-agente da CIA foi o único a formalizar uma candidatura alternativa à do magnata, após meses de rumores sobre outros nomes.
Trump, que nunca militou no Partido Republicano ou ocupou um cargo eletivo, obteve no mês passado a indicação da legenda na convenção Nacional Republicana em Cleveland, no estado de Ohio, sem a presença de algumas das principais figuras do grupo conservador. Mesmo após a definição da candidatura, os choques entre o magnata e vários representantes da cúpula republicana não terminaram – alguns membros do partido chegaram, inclusive, a afirmar que votariam na candidata democrata, Hillary Clinton, e se concentrariam em apoiar as candidaturas conservadoras nas eleições legislativas.
Plano econômico – Também nessa segunda, Donald Trump anunciou alguns detalhes sobre suas propostas econômicas. Seu plano prevê uma das maiores reduções de impostos das últimas décadas e extensa eliminação de regulações. Trump atacou acordos comerciais e prometeu uma postura mais agressiva em relação à China, caso seja eleito. 
O bilionário também atacou a globalização e prometeu o retorno ao passado no qual operários americanos trabalhavam em minas de carvão e usinas de aço. Ainda assim, disse que é o candidato do futuro. “Carros americanos vão andar em nossas estradas, aviões americanos vão ligar nossas cidades, navios americanos vão patrulhar nossos mares e aço americano vai levantar nossos arranha-céus”, afirmou em Detroit.
(Com EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular