Torre Eiffel terá vidro blindado contra ameaça terrorista
França tenta blindar Torre Eiffel com novas medidas contra atentados terroristas

Militares franceses reforçam segurança na Torre Eiffel depois de atentados em 2016 (Foto Reuters/Yves Herman/Reuters)
O projeto, que tem um orçamento de 20 milhões de euros, prevê a instalação dos vidros blindados nos dois lados da torre para poder conservar a perspectiva, em frente ao rio Sena e à esplanada do Campo de Marte. Os outros dois lados do quadrante serão fechados por cercas metálicas, com controles de segurança, que vão reproduzir o perfil do monumento.
Também será reforçada a proteção contra veículos, com a instalação de obstáculos nos dois eixos viários em volta da Torre Eiffel e um sistema de câmeras de segurança na calçada adjacente e dentro do monumento.
Os trabalhos deverão terminar no segundo trimestre de 2018.
Estado de alerta
A nova medida de segurança é mais uma tentativa francesa de frear a escalada de ataques terroristas.Desde o atentado à sede da revista Charlie Hebdo, em janeiro de 2015, a França permanece em estado de alerta. Seu plano Vigipirate, criado em 1978, é um dispositivo contra ameaças terroristas que estipula medidas de segurança de acordo com o nível de risco. Até então, o sistema era utilizado apenas em casos excepcionais, mas há dois anos permanece continuamente em vigor.
A forte vigilância, no entanto, não impediram novos ataques. Só em 2015, foram outros seis, entre eles o pior atentado sofrido pelo país, com mais de 140 mortos. Em 2016, foram outros dez, incluindo o que vitimou mais de 80 pessoas durante as comemorações do Dia da Bastilha.
No dia 16 desse mês, foi a vez de uma carta bomba explodir no escritório francês do FMI, deixando um ferido.
(Com AFP)
Comentários
Postar um comentário