Pular para o conteúdo principal

michel-temereliseu-padilhamarcelo-camargo-agencia-brasil2Listão de Janot vai devastar ainda mais a política e absolver PT

Não estou presumindo culpa nem inocência de ninguém. Apenas destaco que, na lista, há pessoas que foram acusadas de corrupção e outras de caixa dois

Segundo informa a Folha, Rodrigo Janot já tem quase fechada a lista dos políticos contra os quais pedirá abertura de inquérito com base nas delações dos executivos da Odebrecht. A decisão caberá ao ministro Edson Fachin, do STF, relator do petrolão.
Janot preparou um cardápio suprapartidário. Lá estarão, claro!, os petistas Lula, Dilma, Antonio Palocci, Guido Mantega e João Santana. Mas também os senadores tucanos José Serra e Aécio Neves. Do PMDB, há mais graúdos: Eliseu Padilha (ministro da Casa Civil), Moreira Franco (secretário-geral da Presidência), e os senadores Eunício Oliveira (presidente), Renan Calheiros (líder do PMDB); Edison Lobão (presidente da CCJ) e Romero Jucá (novo líder do governo e presidente do PMDB). Gilberto Kassab (ministro das Comunicações), que é do PSD, é candidato a integrar a turma, mas ainda há dúvidas. Ao todo, devem ser mais de 40.
Janot pedirá também ao tribunal que aqueles sem foro especial — é o caso dos petistas, por exemplo — migrem para a primeira instância.
Vamos pensarEm tese, Fachin pode achar que não há motivos para abrir um inquérito ou outro? Até pode. Vai fazê-lo? Duvido. Toda a conversa sobre o tribunal ser o foro da impunidade — o que é mentira — acabará pesando. Acho que dirá “sim” às mais de 40 solicitações. Até porque se trata, por enquanto, de inquérito, não de uma denúncia.
Eis aí: casem agora essa informação com a que vai no post anterior. A maioria dos delatores da Odebrecht já está cumprindo uma “pena” ao arrepio da lei, num acordo esdrúxulo feito pelo MP e coonestado por Cármen Lúcia. Tudo indica que as coisas, para eles, acabarão por aí. Muitos nem devem ser processados.
Já os políticos, como se nota — e vejam como a lista é diversa sob qualquer aspecto que se queira —, estão danados. Essa nova leva vai agravar o que chamo de “terra devastada”. Autorizada a abertura do inquérito, aí começa a investigação específica. A coisa vai longe.
Alhos com bugalhos Não estou presumindo culpa nem inocência de ninguém. Apenas destaco que, na lista, há pessoas que foram acusadas de corrupção e outras de caixa dois. É tudo ruim, mas são coisas de gravidade distinta. Não importa! Todos os gatos vão no mesmo saco. Vejam que coisa: os tucanos Serra e Aécio, que já enfrentaram Dilma (e Lula, no caso de Serra), agora se juntam aos adversários na tal lista.
A impressão que fica a uma larga parcela é a de que todos são igualmente culpados dos mesmos crimes. Assim, aqueles que governaram o país quando a máquina petista assaltava os cofres e as instituições são postos em pé de igualdade com lideranças que enfrentaram tal máquina.
Vale dizer: no fim das contas, triunfou a versão que o PT criou em 2005 para justificar o mensalão: “Fizemos o que todos fazem; somos todos iguais”.
A forma como vai sair a lista de Janot pode até complicar um pouco mais a vida de alguns petistas, mas ela, na prática, absolve e redime o PT.
“Ah, então não era para investigar esse ou aquele?” Ora, que se investigue quem tem de ser investigado! Só não aceito uma urdidura que iguala os desiguais.
Afinal de contas, como a gente percebe, o Ministério Público também conta uma história, não é mesmo?  E nem sempre de acordo com a lei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...