Pular para o conteúdo principal

Quando até as imagens mentem: jornais tropeçam no ódio a Trump

Uma foto que passa impressão oposta aos fatos mostra como, na ânsia de atacar o presidente, a realidade é retorcida por gente que deveria fazer melhor

Primeiro, vamos lembrar uma frase inesquecível de Robert Tecumseh Sherman, o general da Guerra Civil americana que tocou fogo em estados do Sul. “Se eu pudesse, fuzilaria todos os repórteres da face da terra, mas as reportagens sobre o inferno começariam a chegar antes do café da manhã”, disse o general frasista que proibiu jornalistas de o acompanharem no fronte. 
Uma invenção revolucionária da época, o telégrafo, permitia o envio de noticias quentinhas sobre a tragédia nos campos de batalha. Sherman achava que os correspondentes davam informações ao inimigo. Um jornalista que desafiou a proibição de cobrir as tropas do general foi levado a corte marcial – e absolvido. 
A historiazinha é para lembrar os percalços, e a importância, da profissão de jornalista. E também como é fácil cair em tentação quando a militância política obscurece até jornais sérios, obrigados por sua reputação não a ser imparciais, mas a manter alguma relação com a realidade. 
A foto acima foi acompanhada de uma série de variações sobre o mesmo título: “Briga irrompe em manifestação pró-Trump em praia da Califórnia”. Uma imagem vale mais do que mil palavras – inclusive quando passa uma impressão completamente diferente da realidade. 
Trumpistas de boné vermelho e musculatura avantajada parecem espancar um pobrezinho franzino que nobremente defendia o bem e a democracia. Até perceber o que aconteceu, o leitor tem que ler bastante em jornais como  o Los Angeles Times e o Guardian (que ainda teve a cara de pau de colocar o subtítulo: “Pelo menos um manifestante foi aspergido com gás de pimenta quando manifestantes anti-Trump se chocaram com defensores do presidente”). 
PÁTIO DE COLÉGIO 
Os videos dão uma ideia melhor. Um grupo reduzido de trumpistas saiu em marcha pela praia de Boca Chica. Uns gatos pingados vestidos de black blocs – roupa preta, mochila, tênis e lenço cobrindo o rosto – tentaram impedir a passagem. Uma organizadora da manifestação pró-Trump foi atacada com spray de pimenta.
Quatro dos anti-Trump, que agora nos Estados Unidos usam a denominação europeia, antifa (ou antifascistas, um grupo de choque da extrema-esquerda),  foram presos. Claro que foram eles os agressores, mas sem nada da violência associada a grupos assim. Na verdade, um deles caiu na areia da praia e levou um socos de briguinha de pátio de colégio.
Um trumpista enorme, careca, barba no meio do peito, deu umas bandeiradas na cabeça do indivíduo – bandeira de haste flexível, é claro. A briga foi quase patética, mas o uso de imagens que contam histórias falsas, frases na forma passiva para passar mensagens adulteradas e outros truques do baixo jornalismo por publicações de qualidade, mesmo por seus padrões “progressistas”, como dizem, envergonha a profissão. 
Quanto mais os defeitos de Trump e de seus eleitores mais entusiasmados são exagerados e até inventados, mais a causa “progressista” é rejeitada em sua totalidade por aqueles a quem pretende convencer. Ou será que os autores das distorções só querem falar para o próprio grupo até o fim dos tempos? As face news, no campo contrário, começaram exatamente assim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...