Pular para o conteúdo principal

Terroristas planejavam atentados na Austrália no dia de Natal

Segundo a polícia australiana, os sete detidos cometeriam ataques com bombas na cidade de Melbourne

Sete pessoas foram detidas na Austrália em uma operação antiterrorista da Polícia, que as acusa de planejar atentados com bombas na cidade de Melbourne durante o Natal, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.
As detenções ocorreram ontem à noite em cinco casas de vários municípios da área metropolitana de Melbourne, no sul do país, onde as forças de segurança encontraram armas e artefatos explosivos.
A Polícia afirmou que os detidos planejavam realizar atentados em vários pontos centrais da cidade, possivelmente no dia do Natal, em uma ação inspirada pela organização terrorista Estado Islâmico (EI).
O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, disse que a operação foi realizada pela polícia do estado de Victoria, cuja capital é Melbourne, pela polícia federal e pela organização de segurança e inteligência, a ASIO.
“O que descobriram é um plano para explodir artefatos improvisados no centro de Melbourne, na área de Federation Square, por volta do dia do Natal”, explicou Turnbull em entrevista coletiva veiculada pela emissora ABC.
“Este é um dos planos terroristas mais substanciais que foram desbaratados nos últimos anos”, acrescentou o primeiro-ministro.
O chefe da Polícia de Victoria, Graham Asthon, disse que os investigadores acreditam que os suspeitos planejavam um ataque de modo múltiplo, com explosivos e outro tipo de armamento, incluindo armas brancas e de fogo, inspirado no EI.
“Dois dos detidos foram libertados sem acusações, enquanto os outros cinco permanecem sob custódia à espera de serem transferidos ao longo do dia para um tribunal onde serão acusados de terrorismo”, acrescentou Ashton.
Quatro dos cinco que continuam detidos, de entre 20 e 25 anos de idade, são nascidos na Austrália de famílias de origem libanesa e o quinto nasceu no Egito e tem nacionalidade australiana.
(Com EFE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...