Pular para o conteúdo principal

Merkel confirma que ataque em Berlim foi ato terrorista

Ao menos doze pessoas morreram e 48 ficaram feridas quando um caminhão foi lançado contra o público em um mercado de Natal em Berlim

A chanceler alemã, Angela Merkel, confirmou em um pronunciamento nesta terça-feira que o ataque ocorrido ontem contra um mercado de Natal em Berlim foi um ato terrorista. Ao menos doze pessoas morreram e 48 ficaram feridas quando um caminhão foi lançado contra o público.
“Devemos assumir no atual momento que foi um ataque terrorista”, disse Merkel. “Eu sei que seria particularmente difícil para todos nós aguentarmos se for confirmado que esse ato foi conduzido por uma pessoa que buscava proteção e asilo na Alemanha”, afirmou a chanceler, se referindo a possíveis refugiados.
A dois quilômetros do mercado de rua, nos arredores da Coluna da Victoria, no centro do Tiergarten, o grande parque central de Berlim, vários agentes prenderam o único suspeito até o momento por este fatos, que a polícia de Berlim classifica de “possível atentado”.
Diversos meios de comunicação alemães publicam hoje que o preso seria um jovem do Afeganistão ou Paquistão que chegou na Alemanha como requerente de asilo entre o final do ano passado e início de 2016. Aparentemente, chegou até o país através da rota dos Bálcãs e era já conhecido das forças de segurança da Alemanha, mas não por nenhuma questão relacionada com o terrorismo, mas por pequenos delitos. A chanceler alemã, porém, não negou nem confirmou os dados noticiados pela imprensa.
Na madrugada de hoje, unidades especiais da polícia entraram em um dos maiores centros de acolhimento de refugiados de Berlim, em um hangar do antigo Aeroporto de Tempelhof, em uma operação relacionada com o ataque. Segundo informações da rádio Rundfunk Berlin-Brandenburg, ninguém foi preso na operação.
Merkel afirmou em seu pronunciamento que irá encontrar o ministro do Interior Thomas de Mizière e o prefeito de Berlim Michael Müller ainda hoje e visitará com eles o local do atropelamento. “Não queremos ficar sem feiras de Natal, sem agradáveis passeios”, disse a chanceler. “Nós não desejamos que o medo e a angústia tirem nossa liberdade de viver”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...