Pular para o conteúdo principal

Sem voto-vista de Toffoli no STF. Maioria pode acertar

Ministro não deve apresentar voto-vista sobre mérito da ADPF; o que se vai decidir é se liminar de Marco Aurélio será mantida ou não

Mas, afinal, o que é que estará sendo votado nesta quarta-feira e o que pode acontecer? Vamos botar os pingos nos is? Vamos botar ordem nessa orgia, como diria o velho Marquês?
Comecemos distinguindo duas coisas: a ADPF segundo a qual um réu não pode estar na linha sucessória é remanescente ainda dos tempos de Eduardo Cunha presidente da Câmara.
Ora, ali, sim, o Supremo vinha votando o mérito da questão, entendem? Pode ou não pode? Seis ministros haviam entendido que não, numa posição que, entendo, é exótica.
O que me parece óbvio é que é argumentável que, por isonomia, não pode — já que o presidente não pode ser réu. Ocorre que o cachorro balançar o rabo é diferente de o rabo balançar o cachorro. O presidente da Câmara ou do Senado assumir a Presidência é só uma de suas atribuições. Ora, não pode o impedimento do exercício dessa atribuição obstar o exercício das demais. É elementar.
Assim, que o “Sr. X” e o “Sr. Y” não possam ocupar temporariamente a Presidência da República se réu é aceitável. Que não possam, por isso, presidir a Câmara e o Senado é uma excrescência. Não em si. É que a Constituição nada diz a respeito.
Sem voto-vista
Atenção! O que se estará decidindo nesta quarta nada tem a ver com o mérito daquela ADPF, cujos votos já dados terão de ser repensados — e vou dizer em outro post por quê.
Não há nenhuma razão para Dias Toffoli trazer o voto-vista dele nesta quarta. Essa informação está circulando por aí, mas deve ser falsa porque se estão misturando alhos com bugalhos. Ninguém vai decidir sobre o mérito da ADPF.
O que se vai julgar nesta quarta é se a liminar de Marco Aurélio será ou não mantida. Só isso. O voto-vista de Toffoli não tem nada com isso.
Como não cabe a um ministro do Supremo conceder liminar, sozinho, em ADPF (salvo em duas excepcionalidades que não estão dadas), numa decisão monocrática, será preciso pensar se está dada ou não a urgência que a motivou.
Michel Temer está prestes a viajar?
Rodrigo Maia pensa em viajar ao mesmo tempo?
Ainda que uma Presidência temporária de Renan pudesse significar uma catástrofe para o país — o que é uma besteira —, existem os elementos a indicar que ele estaria na iminência de assumir o cargo?
Ou não é esse o sentido e a razão de ser da liminar? A urgência para evitar o mal?
Espero que os senhores ministros resgatem a institucionalidade e se limitem a considerar apenas a urgência ou não, evitando se deixar contaminar pelo mérito, que é outra coisa. E muito há a dizer sobre ele.
Pode ser otimismo infundado, mas acho que há uma possibilidade de que a maioria dos votantes opte em favor da harmonização dos Poderes, em benefício do estado de direito. E isso significa formar uma maioria para derrubar a liminar.
E, então, quando Toffoli entregar seu voto-vista, aí, sim, se volta a cuidar do mérito. E é justamente sobre o mérito que tenho considerações a fazer que, certamente, podem levar alguns ministros até a mudar o voto já dado.
Pretensioso? Não! É que parto do princípio de que os onze varões e varoas de Plutarco da República se deixam convencer por um argumento racional, técnico.
Que triunfe o bom senso e que a liminar de Marco Aurélio caia. Por falta de urgência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lula se frustra com mobilização em seu apoio após os primeiros dias na cadeia O ex-presidente acreditou que faria do local de sua prisão um espaço de resistência política Compartilhar Assine já! SEM JOGO DUPLO Um Lula 3 teria problemas com a direita e com a esquerda (Foto: Nelson Almeida/Afp) O ex-presidente  Lula  pode não estar deprimido, mas está frustrado. Em vários momentos, antes da prisão, ele disse a interlocutores que faria de seu confinamento um espaço de resistência política. Imaginou romarias de políticos nacionais e internacionais, ex-presidentes e ex-primeiros-ministros, representantes de entidades de Direitos Humanos e representantes de movimentos sociais. Agora, sua esperança é ser transferido para São Paulo, onde estão a maioria de seus filhos e as sedes de entidades como a CUT e o MTST.
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...