Pular para o conteúdo principal

Passa de 30 nº de mortos em feira de fogos de artifício no México

Vinte e seis pessoas morreram no local e cinco em hospitais, segundo procurador

A explosão em um mercado de fogos de artifício em Tulpetec, no subúrbio da Cidade do México, matou 31 pessoas e deixou 72 feridos na terça-feira. A explosão ocorreu às 14h50 (18H50 Brasília) no mercado como San Pablito. “Vinte e seis pessoas morreram no local e cinco em hospitais”, afirmou Alejandro Gómez, procurador do estado do México, onde fica Tulpetec. Técnicos forenses trabalham na identificação dos corpos, segundo o governador do estado do México, Eruviel Avila.
As autoridades anunciaram um balanço de 72 feridos (37 homens, 25 mulheres e dez menores), dos quais 21 receberam alta na terça-feira. Vários se encontram em estado delicado, incluindo três menores de idade que serão levados para um hospital especializado em queimaduras em Galveston, nos Estados Unidos. A Procuradoria Geral informou que iniciou uma investigação para determinar as causas do acidente, que provocou “seis explosões”.
Três horas após a explosão, o incêndio foi extinto e centenas de socorristas e bombeiros passaram a procurar vítimas entre os escombros das centenas de barracas que integravam o mercado. Ao menos 100 policiais foram enviados ao local. Tropas do Exército e equipes de emergência resgataram os feridos com ambulâncias e helicópteros.
“Minhas condolências aos familiares dos que perderam a vida neste acidente e meus desejos de breve recuperação para os feridos”, escreveu o presidente Enrique Peña Nieto no Twitter.

Explosões em cadeia

“O mercado desapareceu totalmente”, disse à rede Televisa Luis Felipe Puente, diretor nacional da Defesa Civil, acrescentando que várias casas vizinhas e automóveis foram danificados pela explosão.
“Houve a explosão e tudo começou a pegar fogo. Até gente queimando saiu correndo”, disse à AFP Walter Garduño, que estava próximo ao mercado. “Tinha gente correndo em chamas, incendiada, crianças”. Angélica Coss, 25 anos, disse que “a terra se moveu, senti como se um avião tivesse caído, como se jogassem bombas”. “Subi no teto da minha casa e vimos o mercado explodindo. A fumaça começou a nos cobrir”.
As TVs locais exibiram imagens de uma ampla área devastada rodeada de ambulâncias e carros de bombeiros. No passado, o mercado de San Pablito sofreu dois incidentes semelhantes, ambos pelo mau manejo da pólvora. O mercado funcionava com o aval das autoridades. Em 15 de setembro de 2005, um incêndio e explosões destruíram o San Pablito. No ano seguinte, outro acidente destruiu mais de 200 barracas.
Algumas imagens na internet mostraram a série de explosões em cadeia que cobriram a área de fumaça. Confira abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p