Foto: Divulgação
Cristiano Zanin10 de setembro de 2020 | 12:28Advogado de Lula cobrou Fecomercio por gasto em defesa de ex-presidente, indicam documentos
O escritório Teixeira & Martins Advogados cobrou da Fecomercio um gasto feito para atuar na defesa do ex-presidente Lula, indicam documentos da Operação Esquema S e da Justiça Federal no Distrito Federal.
O departamento financeiro do escritório solicitou à entidade reembolso do gasto pela passagem do trecho Brasília-São Paulo de Cristiano Zanin Martins na mesma data em que o advogado esteve na capital federal para uma audiência em processo do petista.
Para o Ministério Público Federal, a inclusão da despesa entre as solicitações de reembolso mostra que “muitas vezes, os interesses patrocinados claramente não eram de nenhuma das entidades do Sistema S”.
O advogado nega que a Fecomercio tenha custeado despesas da defesa do ex-presidente.
Zanin e seu sócio Roberto Teixeira são acusados de liderar um suposto esquema de tráfico de influência no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no TCU (Tribunal de Contas da União) com desvio de recursos públicos do Sistema S. Eles foram alvos de mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quarta (9).
A denúncia contra a dupla foi feita a partir da delação de Orlando Diniz, ex-presidente do Sesc/Senac e Fecomercio do Rio de Janeiro. Os investigadores juntaram provas que consideram comprovar as afirmações do colaborador.
Diniz afirma que buscou o escritório de Zanin e Teixeira em busca de uma “solução política” para a disputa jurídica em torno do comando das entidades fluminenses. A firma recebeu R$ 67,8 milhões entre 2012 e 2018, segundo o Ministério Público Federal.
O contrato firmado entre eles previa que, além do pagamento previsto no acordo, a Fecomercio reembolsaria gastos decorrentes da atuação dos advogados em favor da entidade.
A solicitação de reembolso foi identificada numa planilha apreendida na sede da Fecomercio no dia da deflagração da Operação Jabuti, em que Diniz foi preso em fevereiro de 2018.
Comentários
Postar um comentário