Pular para o conteúdo principal

 Folhapress

23 de setembro de 2020 | 06:40

Paella de senadores inclui troca de abraços e união de mesas em meio à pandemia da Covid

BRASIL

O vice-líder do governo no Senado, Izalci Lucas (PSDB-DF), recebeu um grupo de senadores na noite desta terça-feira (22) para um jantar de confraternização. O evento se deu em meio à pandemia da Covid-19.

Até a tarde desta terça havia a confirmação de 50 convidados. Uma paella foi servida. Por volta das 21h30, no entanto, havia cerca de 20 pessoas, entre congressistas e acompanhantes. O jantar estava marcado para as 20h.

Logo que chegaram os senadores aproximaram as cadeiras e uniram as mesas, que estavam colocadas de acordo com as regras de distanciamento. Teve senador que tirou a máscara do rosto próximo dos colegas. Houve até abraços.

O evento, realizado no salão de um clube de Brasília, estava marcado para iniciar às 20h. No horário, porém, a sessão no plenário da Casa ainda não havia terminado, o que ocorreu 15 minutos depois.

Esta é a primeira semana em que os congressistas estão em Brasília desde o início das sessões remotas por causa da Covid-19. Após seis meses, senadores voltaram à capital federal para atividades presenciais.

Como medida de segurança, eles estrearam um sistema drive-thru de votação. De dentro dos carros, senadores evitaram aglomerações em uma comissão. No salão onde ocorria o jantar, contudo, o distanciamento não foi seguido.

O primeiro a chegar ao local, por volta das 20h05, foi o vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG). Logo na sequência, Marcos do Val (Podemos-ES) também entrou no salão.

Eles abriram o espaço, que ainda não tinha nem a presença do anfitrião. Lucas chegou ao evento com meia hora de atraso. Logo depois foi a vez do senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Alguns minutos antes, Lucas havia afirmado à reportagem que o jantar nem deveria acontecer porque parte dos convidados ficou com receio de comparecer depois que a Folha publicou reportagem sobre o evento.

“Acho que vocês [Folha] conseguiram derrubar meu jantar. Acho que ninguém vai ir”, disse.

A maior parte dos convidados foi para o jantar no carro oficial do Senado. Foi o caso do senador Ciro Nogueira (PP-PI). Ele é um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A lista de confirmações para o jantar começou a ser elaborada na noite desta segunda-feira (21). A ideia inicial de Lucas era reunir alguns parlamentares na sua casa, em Brasília, para servir uma paella, prato típico da culinária espanhola.

Ele é conhecido por convidar os colegas para frequentar sua residência. Lá, costumava, antes da pandemia, realizar almoços, jantares e até jogos de futebol entre os colegas.

O prato típico espanhol foi tão atrativo que a confraternização cresceu e precisou mudar de endereço. Na manhã desta terça, Lucas reservou o salão de um clube para o evento desta noite.

A ideia era dar mais espaço aos convidados. Um músico tocou violão. “É mais perigoso no plenário apertado do que no jantar com todo aquele espaço no salão”, disse o senador, pouco antes do evento.

Entre as bebidas, Lucas providenciou vinhos, refrigerantes e água. Ele não soube dizer o custo da confraternização. Quatro garçons foram escalados para trabalhar no jantar.

A Folha já mostrou que, embora a pandemia não tenha terminado nem exista vacina para a Covid-19, autoridades retomaram festas e cerimônias em Brasília. No país, são mais de 4,5 milhões de casos e 137 mil mortes em decorrência do novo coronavírus.

Há duas semanas, a posse de Luiz Fux na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) resultou em pelo menos oito autoridades com resultado positivo para a Covid-19, inclusive o próprio Fux.

A cerimônia no último dia 10 foi presencial, no plenário da corte. Em seguida, houve um coquetel para os convidados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...