Pular para o conteúdo principal
Por G1
 

 Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, visita escola em West Malling, na Inglaterra, nesta segunda-feira (20)  — Foto: Jeremy Selwyn / AP
Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, visita escola em West Malling, na Inglaterra, nesta segunda-feira (20) — Foto: Jeremy Selwyn / AP
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta segunda-feira (20) que não pode prometer que haverá uma vacina bem-sucedida contra a Covid-19 desenvolvida até o final deste ano, de acordo com a Reuters.
"Para afirmar que estou 100% confiante que teremos uma vacina, neste ano ou de fato ano que vem, é, infelizmente, simplesmente um exagero. Não estamos lá ainda", disse Johnson.
A declaração é dada após o Reino Unido anunciar mais dois acordos para a compra de 90 milhões de doses de duas vacinas contra a Covid-19. (Leia mais abaixo)

Corrida em busca da vacina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou em meados de julho que há 163 vacinas sendo testadas contra o novo coronavírus, o Sars-Cov-2, sendo que 23 delas estão na fase clínica, que é o teste em humanos.
Embora os estudos avancem em todo o planeta, o prazo de 12 a 18 meses para liberação é considerado um recorde. A vacina mais rápida já criada, a da caxumba, levou pelo menos quatro anos para ficar pronta.
A revista "The Lancet" informou que irá publicar ainda nesta segunda-feira (20) os resultados iniciais dos testes clínicos da fase 1 da vacina desenvolvida pela Oxford e pela AstraZeneca, que é considerada pela OMS a mais adiantada no mundo. O projeto já iniciou a fase 3 dos testes em humanos para avaliar como a vacina funciona em 50 mil pessoas, 10% delas no Brasil: 2 mil em São Paulo, 2 mil na Bahia e outras 1 mil no Rio de Janeiro.
A vacina britânica poderá ter o registro liberado em junho de 2021, de acordo com Soraia Smaili, reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que conduz os testes em São Paulo.
Essa vacina é produzida a partir de um vírus (ChAdOx1), que é uma versão enfraquecida de um adenovírus que causa resfriado em chimpanzés. A esse imunizante foi adicionado material genético usado para produzir a proteína Spike do Sars-Cov-2 (que ele usa para invadir as células), induzindo a criação de anticorpos.

Acordo britânico para comprar vacinas

O Reino Unido fechou acordos que preveem a compra de 90 milhões de doses de vacinas de dois laboratórios: 30 milhões de doses da que está sendo desenvolvida pela aliança entre a empresa de biotecnologia alemã BioNtech e o laboratório americano Pfizer e outras 60 milhões de doses (com opção de mais 40 milhões) com o laboratório francês Valneva.
Esses dois acordos complementam o assinado há algumas semanas com o grupo britânico AstraZeneca para a compra de 100 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford.
O número de vacinas encomendadas excede em muito a população britânica, que é por volta de 66 milhões de pessoas.
No momento, porém, não se sabe se as vacinas serão eficazes, nem quantas doses serão necessárias para que elas tenham efeito em uma pessoa.
Muito criticado por sua gestão da crise da pandemia, que deixou mais de 45 mil mortes no Reino Unido, o governo britânico anunciou, em abril, a criação de uma "força-tarefa" para acelerar os esforços de produção de uma vacina.
Ele abriu um registro de voluntários para participarem dos testes de vacinas, na esperança de conseguir 500 mil potenciais participantes até outubro.
Além disso, o governo assinou um acordo com a AstraZeneca para desenvolver um tratamento com anticorpos para pessoas que não podem ser vacinadas contra a Covid-19 devido a outras doenças.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...