Pular para o conteúdo principal

Na imagem, o senador Jaques Wagner, do PT21 de julho de 2020 | 09:46

Wagner defende reestruturação da segurança pública, nega ‘bolsonarização’ e prevê vitória de Denice no 1º turno

BAHIA
O senador Jaques Wagner (PT) defendeu, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia divulgada nesta terça-feira (21), um novo modelo de segurança pública ao ser questionado sobre a tese de desmilitarização da Polícia Militar. O parlamentar petista avaliou que, internacionalmente, outros países adotaram modelos diferentes para manter a segurança do cidadão, seguindo protocolos distintos.
O ex-governador exemplificou fazendo um paralelo com o modelo adotado pelos norte-americanos. “Muitos levantaram essa tese (da desmilitarização da PM) e não prosperou. Não conheço, para dizer franco, a história do mundo inteiro. Mas, por exemplo, nos Estados Unidos tem Polícia Militar? Não tem. Tem Exército, Marinha e Aeronáutica cuja função é constitucional”, destacou.
“Só tem sargento, coronel e capitão nas Forças Armadas. E as polícias que cuidam de segurança pública, cujo treinamento é diferente, a estrutura é outra. É o FBI, a Polícia de Nova York. A estrutura é diferente completamente. Nós aqui no Brasil, no tempo do Império, criamos isso”, disse.
“A Polícia Militar da Bahia foi criada em 1825. Nós ainda éramos Império, com Dom Pedro. Foi uma necessidade local que se criou isso. E não se modernizou. Então, é óbvio, a estrutura é essa. Mas, na minha opinião, não é a melhor estrutura para oferecer segurança pública”, contou Wagner.
Ele defendeu um novo modelo de segurança. “Você tem uma PM, uma Polícia Civil e uma Polícia Técnica. Isso tudo em segurança pública deveria ser ‘uma’, entendeu? Essa é que é a verdade. Agora, você sabe uma tradição que vai fazer daqui a pouco 200 anos, do tempo da independência do Brasil praticamente, não é simples para se modificar”.
Em Salvador, o PT vai lançar o nome da major Denice Santiago, ex-comandante da Ronda Maria da Penha. O nome dela é vista com receio entre os militantes mais radicais, que não são muito simpáticos à PM. Segundo o jornal, Wagner, por sua vez, foi alçado ao posto de liderar o processo e representar o PT na construção com as direções partidárias de partidos da base aliada, o que ele nega. “Não estou diretamente. Ela é uma das candidatas do governador Rui Costa. É uma candidata do PT e o PT negociando para montar a sua vice”, explicou.
Ao impresso, o senador disse que “não tem dados objetivos” para comentar a tese de que a PM esteja cada vez mais “bolsonarista”. “Começa-se a inventar uma tese. Ficam repetindo 10 mil vezes para ver se vira verdade. Qualquer corporação quer se sentir valorizada. E, evidentemente, por ser Polícia Militar, podem enxergar nele [Bolsonaro] um cidadão que valoriza a Polícia Militar”, ressaltou.
“Porque a função da Polícia Militar é muito delicada. Você trabalha no mundo do crime”, comentou, emendando: “É óbvio que tem policiais bons, alguns não cumprem a sua missão, mas a maioria cumpre. Mas não é fácil você sair de casa podendo não voltar. Acho que nesse sentido eles podem se achar valorizados por alguém que é do mesmo segmento que ele”.
“Mas não acho que há ‘bolsonarização’ da Polícia Militar. Eles estão interessados em coisas objetivas: profissionalização, valorização e melhores condições de trabalho. Acredito que nós do PT, desde que entramos, a diferença é da água para o vinho do que eles tinham de condição trabalho e mesmo salarial com o que tem agora. Melhorou muito”.
Wagner também acredita na vitória de Denice ainda no primeiro turno. “Acho que a gente pode ganhar no primeiro, porque acho que a população de Salvador vê dois grandes benfeitores: o governador Rui Costa e o prefeito da capital. E acho que quando o governador Rui Costa colocar a mão em alguém, acho que a população, pela gratidão a ele, vai pensar muito se não vai dar esse presente”, opinou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...