Leigo, deputado da base de Rui ataca protocolo do Estado contra hidroxocloroquina
BAHIA
Apesar de não ser médico nem ter qualquer experiência na área de Saúde, o deputado estadual governista Jânio Natal (Podemos) resolveu fazer um vídeo, divulgado nesta quinta-feira (23), criticando o desaconselhamento da secretaria estadual de Saúde (Sesab) quanto ao uso da hidroxocloroquina para o tratamento da Covid-19.
Citando dois outros medicamentos a que o protocolo da Sesab não faz menção, o parlamentar atacou o titular da pasta, o médico Fábio Villas Boas, acusando-o de “praticamente proibir que médicos utilizem esses medicamentos na rede do SUS”. No comunicado, entretanto, o governo deixa claro que a prescrição é de responsabilidade do médico.
Diagnosticado com a doença, Jânio declarou que, apesar de não haver comprovação científica da eficácia dos medicamentos, eles são indicados por muitos médicos para o tratamento da Covid-19. No entanto, várias entidades médicas mundiais emitiram comunicados especialmente contra o uso da hidroxocloroquina nos últimos dias.
A medicação, entretanto, continua sendo recomendada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e os ministros que contraíram o novo coronavírus, não se sabe se depois de terem tido contato com ele, como o recém-empossado Milton Ribeiro, da Educação, que, de quarentena, não chegou nem a despachar do Ministério.
Jânio também tem se destacado por defender o trabalho de uma médica que atua no sul do Estado utilizando a hidroxocloroquina em seus pacientes e chegou a envolver-se numa polêmica depois de ter gravado um vídeo sobre o assunto e ser elogiada pelo presidente da República.
Comentários
Postar um comentário