Pular para o conteúdo principal



Jaques Wagner é visto como a solução para problemas políticos com os os quais o governador Rui Costa não consegue lidar17 de julho de 2020 | 11:24

Embate de Nilo com Rui pode acelerar indicação de Wagner à Serin em meio à irritação da base com uso de emendas

EXCLUSIVAS
Assessores próximos ao governador Rui Costa (PT) passaram a defender que ele resolva logo a vacância na secretaria de Relações Institucionais, acelerando o processo de indicação do senador Jaques Wagner (PT) para o cargo.
A sugestão surgiu depois de declarações dadas pelo deputado federal Marcelo Nilo (PT), coordenador da bancada federal na Câmara, que fez um duro ataque à falta de articulação política do governo esta semana.
No governo, as declarações do parlamentar foram sentidas como um golpe, principalmente porque ele fez questão de falar frisando sua condição de coordenador dos parlamentares federais baianos.
Para assessores do governador, a despeito de ter uma relação instável com Rui desde o princípio do governo, Nilo pode ter falado realmente em nome da base, principalmente quando se referiu à balbúrdia política no interior.
Segundo o deputado, por falta de uma coordenação do governo para a sucessão municipal, momento em que as disputas políticas se acirram, a base estaria vivendo um verdadeiro “salve-se quem puder” no interior.
Há notícias, aliás, de que pelo menos 15 parlamentares que integram o grupo teriam rapidamente se solidarizado com Nilo, numa prova de que ele vocalizou o que a maioria pensa na bancada federal.
Apesar de não comentar a possibilidade de assumir a Serin, Wagner já vem há algum tempo suprindo as falhas na articulação do governo pensando no projeto de concorrer de novo a governador, em 2022.
Mas, sem posição clara nem empoderamento, a tarefa do senador fica pela metade, dizem parlamentares da base. Na base da irritação dos deputados com o governador, estão os acordos recentes sobre o destino das emendas parlamentares.
Preocupado em levantar recursos para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, Rui aconselhou os aliados a dirigir os recursos para a Saúde em troca de compensações praticamente individualizadas.
O problema é que a maioria das contrapartidas não saíram e, ainda por cima, o governador não atende nem dá a menor satisfação aos políticos. “Realmente, do jeito que está, não dá para continuar”, diz um deputado da base.
Ele confirma que Nilo expressou o pensamento da maioria, mas diz que, como os demais, não vai publicizar seu descontentamento porque teme retaliação da parte do governador. “Estamos no meio de uma eleição, sabe como é”, afirma.
O deputado também concorda com a tese de que, com esse comportamento, o governador está espanando a base, criando dificuldades para que o PT consiga liderar a sucessão e permanecer no governo, mesmo se o candidato à sucessão estadual for Wagner.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...