Pular para o conteúdo principal

Fechamento da Petrobras é pauta principal de encontro entre governadores do Nordeste

Foto: Demis Roussos/GOVRN
Foi tema do debate ainda o apoio dos gestores nordestinos a pontos da reforma Tributária
Reunidos em Natal, na tarde desta segunda-feira (16), os governadores do Nordeste brasileiro, através do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, elencaram como pauta principal a possível venda dos ativos da Petrobras na região. Na ocasião, foram temas do debate ainda o apoio dos gestores nordestinos a pontos da reforma tributária e a cobrança da tramitação de forma célere de projetos no Congresso de interesse dos estados.
Presidente do consórcio, o governador Rui Costa (PT), antecipou que os gestores nordestinos definiram uma agenda de mobilização em Brasília. “Falamos sobre o fechamento de negócios da Petrobras no Nordeste. Estamos muito preocupados com o que já foi feito e o que se ameaça a fazer, com a completa venda dos ativos da Petrobras no Nordeste. Isso causaria mais demissões e colocaria em risco o emprego, a renda e ate a comercialização de petróleo na região. Teremos um conjunto de agendas onde buscaremos o ministro das Minas e Energias [o almirante Bento Costa Lima Leite], o presidente da Petrobras [Roberto Castello Branco], iremos ao Congresso e vamos fazer uma mobilização em torno desse tema”, frisou.
“Defendemos também a tramitação célere, por exemplo, da proposta que vai permitir a revisão do contrato de cessão onerosa firmado entre a Petrobras e o governo e autorizar a empresa a transferir até 70% dos direitos de exploração de petróleo e gás na área do pré-sal para os estados”, disse.
“Também discutimos proposta da reforma Tributaria e deliberamos a favor de alguns pontos, como o que busca simplificar tributos que integram a proposta construída pelos Secretários de Fazenda dos Estados no COMSEFAZ, bem como apoiar a PEC que trata de implementar medidas de combate a regressão fiscal, em um país de maior injustiça tributária, fazendo justiça social e caminhando na direção dos países europeus, de forma concentrar a arrecadação na renda e não no consumo, instituindo a tributação progressiva sobre renda e patrimônio dos modelos praticados pelas economias mais desenvolvidas”, avaliou.
A nova lei do Fundeb também foi discutida pelos governadores durante o encontro. “O Fundeb atual vence no início do ano que vem e estamos preocupados com o calendário legislativo. Precisamos ter uma nova lei antes do vencimento da lei atual. Caso contrário, isso coloca em risco todo o funcionamento da educação no Brasil”, acrescentou o gestor da Bahia. Rui ainda anunciou que, nesta terça-feira (17), será publicada a primeira compra coletiva do consórcio voltada para o setor de saúde. “E, até dezembro, terão outros editais alcançando boa parte dos produtos que hoje os estados compram. Vamos trazer ganhos de escalas”, concluiu.
Fernanda Chagas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estim...
Agência Brasil Augusto Aras reitera que seu compromisso é com a atuação na chefia do Ministério Público Federal Aras afirma desconforto com especulação sobre vaga no STF BRASIL O procurador-geral da República, Augusto Aras, em nota, manifesta seu desconforto com a veiculação reiterada de seu nome para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Conquanto seja uma honra ser membro dessa excelsa Corte, o PGR sente-se realizado em ter atingido o ápice de sua instituição, que também exerce importante posição na estrutura do Estado. Segundo Aras, ao aceitar a nomeação para a chefia da Procuradoria-Geral da República, não teve outro propósito senão o de melhor servir à Pátria, inovar e ampliar a proteção do Ministério Público Federal e oferecer combate intransigente ao crime organizado e a atos de improbidade que causam desumana e injusta miséria ao nosso povo. O PGR considerar-se-á realizado se chegar ao final do seu mandato tão somente cônscio de haver cumprido o se...