Pular para o conteúdo principal


30 de setembro de 2019 | 09:09

Apoio de Rodrigo Maia deve fortalecer Coronel e Lídice em CPI das Fake News

EXCLUSIVAS
A atenção pedida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à CPI das Fake News deve dar novo status à comissão e a seus principais responsáveis, por acaso, dois baianos, o senador Angelo Coronel (PSD) e a deputada federal Lídice da Mata (PSB).
Presidente e relatora da CPI vinham até agora executando seu trabalho sem maiores holofotes da mídia, que em certa medida passara a encarar a montagem do colegiado como mais uma estratégia útil ao marketing de parlamentares do que propriamente como um espaço para enfrentar o problema.
Ainda assim, neste meio tempo, Coronel chegou a ser ameçado de morte, tendo que passar a usar seguranças, e Lídice se queixou da pressão que vinha sofrendo das redes bolsonaristas preocupadas em que as investigações batam na militância virtual do presidente da República.
A entrada em cena de Rodrigo Maia, entretanto, dá outra dimensão ao colegiado, cujo desejo do presidente da Câmara é que descubra se existe uma máquina por trás da disseminação de notícias falsas destinadas a enfraquecer as instituições nacionais.
Com efeito, um trabalho sério e árduo é o caminho para que se consiga descobrir se existe uma ação profissional, destinada a disseminar notícias falsas, promovendo as devidas responsabilizações, com a ajuda dos dois parlamentares baianos, colocado por seus pares nas duas posições mais importantes da comissão.
Ambos, de fato, já começaram a perceber que sua atuação não será desprovida de percalços e pressões. Suas vidas têm sido escarafunchadas e, por enquanto, Coronel tem levado a pior. Curiosamente, órgãos ligados ao bolsonarismo passaram a atacá-lo e a denunciar sua atuação no Senado.
O senador virou alvo depois que, logo na instalação do colegiado, prometeu prender o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ), caso ele, que já foi convocado, não forneça informações sobre o esquema de disparo em massa de mensagens via WhatsApp denunciado na campanha do pai.
O apoio de Rodrigo Maia ou pelo menos sua manifestação no sentido de que quer uma atuação do colegiado organizada e dirigida para esclarecer quem está por trás do esquema de incitamento de ódio às instituições será fundamental, neste momento, a Lídice e a Coronel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p