Pular para o conteúdo principal

Coreia do Norte aos EUA: regime não “manterá braços cruzados”

O exército norte-coreano informou que "devastará impiedosamente" os Estados Unidos se Washington decidir atacar

O vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Han Song-ryol, afirmou que não irá “manter seus braços cruzados” diante de um ataque preventivo dos Estados Unidos e que conduzirá um teste nuclear quando achar necessário.
Song-ryol disse também, em uma entrevista à agência de notícias AFP em Pyongyang, que a posição “agressiva” de Donald Trump contra o regime norte-coreano estava “causando problemas” e que a atual crise já está inserida em um “ciclo vicioso”. O vice-ministro se referia aos tuítes publicados pelo presidente dos Estados Unidos nesta semana.
Trump afirmou em sua conta na rede social que a Coreia do Norte “está procurando problema”. “Se a China decidir ajudar seria ótima. Se não, resolveremos o problema sem eles”, escreveu o líder americano na última terça-feira.
A mensagem na rede social é uma resposta de Trump ao governo norte-coreano, que criticou os Estados Unidos pelo envio de um navio porta-aviões para a península coreana e declarou, também na terça, estar “pronto para reagir diante de qualquer tipo de guerra que os Estados Unidos desejem, segundo informou a agência estatal de notícias KCNA.
Também nesta sexta o exército norte-coreano informou  que “devastará impiedosamente” os Estados Unidos se Washington decidir atacar. “Nossa ação mais dura contra os Estados Unidos e suas forças navais será tomada de forma tão impiedosa, de modo que os agressores não sobreviverão”, disse em comunicado a KCNA, citando o exército.
O comunicado da agência, citando o recente ataque aéreo americano contra a Síria, afirma que o governo do presidente Donald Trump “entrou em um caminho de ameaças abertas e chantagem” para a Coreia do Norte. O exército norte-coreano assegurou também que as bases americanas na Coreia do Sul, “bem como todos os quartéis do Mal, incluindo (o palácio presidencial sul-coreano) a Casa Azul, serão pulverizados em alguns minutos”.
Na quinta-feira, foram divulgadas fotos de satélites que mostram que a base nuclear norte-coreana estaria preparada para um novo teste. As imagens mostram evidencias de que na base de Punggye-ri há “atividade contínua no portão norte (onde foram feitos os últimos testes norte-coreanos), nova atividade na zona administrativa principal e funcionários reunidos no centro de comando das instalações”, segundo o portal americano 38 North, especializado na Coreia do Norte.
Nesta sexta, a China se posicionou sobre o conflito e advertiu que quem provocar uma guerra na península coreana “deverá assumir suas responsabilidades históricas e pagar o preço”. A declaração é do ministro de Relações Exteriores da China, Wang Yi, que também afirmou que “se houver uma guerra, o resultado será uma situação em que todos perdem e ninguém ganha”.
(Com Reuters)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...