França desmente plano terrorista contra sua delegação no Rio
Relatório da inteligência francesa dizia que um membro brasileiro do EI planejou realizar um atentado contra a delegação da França
“O governo francês esclareceu ao Brasil que não é verdadeira a informação de que um brasileiro, supostamente ligado ao Estado Islâmico, estaria planejando um atentado contra a delegação francesa durante os Jogos do Rio”, declara a presidência brasileira em um comunicado.
Publicidade
LEIA TAMBÉM:
Grupo que apoia EI dá sugestões de atentados para a Rio-2016
Mas em um documento enviado posteriormente ao ministério brasileiro da Defesa, Gomart explicou “que a informação foi analisada pelas agências francesas, em cooperação com órgãos de inteligência de diversos países, inclusive do Brasil”, e se “chegou à conclusão de que a informação é falsa”.
Por esta razão, as autoridades brasileiras não foram notificadas sobre o suposto plano.
O Brasil já anunciou que reforçará seu esquema de segurança durante os Jogos, após o atentado em Nice, onde um homem em um caminhão atropelou e matou 84 pessoas.
No total, 85 mil policiais e militares farão a segurança dos Jogos do Rio, o dobro do efetivo empregado nas Olimpíadas de Londres-2012.
“Todas as ameaças relacionadas aos Jogos do Rio estão sendo minuciosamente investigadas, em particular aquelas envolvendo terrorismo. Muitas são descartadas e as que merecem atenção são exaustivamente investigadas”, declarou a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).
(Com AFP)
Comentários
Postar um comentário