Pular para o conteúdo principal

Donald Trump é nomeado candidato do Partido Republicano

O magnata obteve os votos de mais de 1.237 delegados necessários para a nomeação durante a convenção do partido

Após eliminar 16 rivais dentro Partido Republicano, Donald Trump foi oficialmente nomeado nesta terça-feira como o candidato do partido na corrida à Casa Branca e vai disputar a Presidência dos Estados Unidos na eleição que ocorrerá no dia 8 de novembro. O magnata obteve os votos de mais de 1.237 delegados necessários para a nomeação durante a convenção do partido, em Cleveland (Ohio).
Há um ano, ninguém podia imaginar que esse momento chegaria. Muitos acreditavam que o bilionário, se apresentando como um outsider contra o establishment, não resistiria às primeiras prévias. Mas não foi o que aconteceu. Com um discurso nacionalista, populista e radicalmente contrário à imigração, Trump ganhou um eleitorado descontente com a política tradicional. Ele construiu sua candidatura apoiando-se na promessa de devolver o país a um suposto tempo de glória, expressada pelo slogan Make America Great Again (fazer a América grande novamente), e em ataques verbais a mexicanos, chineses, muçulmanos, sul-americanos e refugiados em geral.
LEIA MAIS:
‘Vamos ganhar’, diz Trump no 1º dia da Convenção Republicana
Mulher de Trump plagia discurso de Michelle Obama
Delegados anti-Trump criam confusão na Convenção Republicana
Pouco depois da confirmação, Trump enviou uma mensagem em vídeo, direto de Nova York, para comemorar o resultado, que ele chamou de “histórico”. “Hoje foi um dia muito, muito especial, e nunca o esquecerei”, disse o magnata, que acrescentou que era uma “grande honra” receber a indicação republicana. Trump prometeu ainda levar “liderança e mudanças reais” a Washington. O candidato republicano discursa na convenção na próxima quinta.
O partido iniciou a votação nominal formal para a nomeação do magnata um dia após uma tentativa frustrada do movimento anti-Trump mudar as regras internas da convenção para romper o compromisso dos delegados de votar segundo os resultados das primárias, e de o discurso de sua mulher, Melania Trump, ter sido alvo de acusações de plágio.
O senador Jeff Sessions, um apoiador antigo de Trump, colocou o nome do empresário de Nova York para nomeação, chamando-o de “guerreiro e vencedor”. O presidente da Câmara dos Deputados, Paul Ryan, o republicano eleito que ocupa o mais alto cargo, coordenou a reunião e lançou o processo de nomeação.
A votação nominal, em ordem alfabética, começou com o Estado de Alabama. Apesar das ameaças de mais um dia caótico, o senador Mike Lee, republicano contrário a Trump, declarou que os esforços de alguns delegados para bloquear a nomeação aparentemente encerraram.
A campanha de Trump tem sido atacada por causa da sua retórica contra muçulmanos, hispânicos, imigração ilegal e comércio, alarmando muitos na liderança republicana. Mas a verdade é que a vitória de Trump, desde que ele tomou a liderança nas pesquisas, nunca esteve ameaçada, ao contrário da unidade do Partido Republicano, cuja liderança foi forçada a aceitar o magnata. Do presidente da legenda, Reince Priebus, ao presidente do Congresso, Paul Ryan, todos tiveram de se resignar  e garantir a candidatura de Trump, sem tentar uma cartada final para impedi-lo, como muitos esperavam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...