Pular para o conteúdo principal

Erdogan diz que povo da Turquia quer volta da pena de morte

Nesta segunda, a Justiça da Turquia ordenou a detenção de 42 jornalistas, entre eles repórteres, apresentadores de TV, colunistas e escritores

O povo da Turquia quer a volta da pena de morte e os que governam o país devem ouvir as pessoas, afirmou o presidente da Turquia, Tayyp Erdogan, apesar de autoridades europeias dizerem que tal medida poderia interromper imediatamente o processo de Ancara para a entrada na União Europeia (UE).
“O que o povo (turco) diz hoje?”, indagou Erdogan durante uma entrevista à TV alemã ARD, transmitida nesta segunda-feira. “Eles querem a reintrodução da pena de morte. E nós, como governo, devemos ouvir o que o povo diz. Não podemos dizer: ‘Não, isso não nos interessa'”.
Publicidade
LEIA MAIS:
Turquia suspende Convenção Europeia de Direitos Humanos
Erdogan defende pena de morte após tentativa de golpe
Pena de morte cessaria diálogo turco com a UE, alerta Alemanha
Mais cedo, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, declarou que a eventual adoção da pena de morte pararia imediatamente a tramitação do processo de ingresso da Turquia na UE.  O governo turco diz que deve avaliar a reintrodução da pena capital em resposta a pedidos de simpatizantes em atos públicos para que os líderes do golpe sejam executados.

Prisão de jornalistas

A Justiça da Turquia ordenou nesta segunda-feira a detenção de 42 jornalistas acusados de pertencerem a veículos de imprensa vinculados ao grupo de Fethullah Gülen, o teólogo exilado nos EUA que Ancara acusa de ser o cérebro do golpe militar fracassado do dia 15 de julho.
LEIA TAMBÉM:
Militares invadem estúdio da CNN na Turquia
Segundo a emissora CNN TURK, todos os alvos são jornalistas, entre eles repórteres, apresentadores de televisão, colunistas e escritores. Entre os que receberam a ordem, 11 estão fora da Turquia, afirma a emissora, sendo que oito deixaram o país após a tentativa de golpe.
Um dos jornalistas procurados pela Justiça é Nazli Ilicak, ex-deputada e conhecida colunista, e sua busca demandou uma ampla operação policial na cidade litorânea de Bodrum. Ilicak foi demitida do jornal pró-governo Sabah em 2013 por criticar o governo e defender a investigação anticorrupção promovida por promotores simpatizantes de Gülen.
A Anistia Internacional (AI) se referiu a estas detenções como um “ataque descarado à liberdade de imprensa”. “Ao invés de sufocar a liberdade de imprensa e intimidar os jornalistas, é vital que as autoridades turcas permitam aos veículos fazer seu trabalho e acabar com essa repressão draconiana da liberdade de expressão”, reivindicou.
No último ano, as autoridades turcas intervieram em vários jornais e emissoras de televisão gülenistas, onde impuseram administradores e demitiram parte da equipe para mudar a orientação política do meio.
(Com EFE e Reuters)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...