Pular para o conteúdo principal

O ‘desafio’ de Braga Netto no comando da Casa Civil

General assumirá uma pasta importante para o Executivo, mas esvaziada durante o governo. 'Sai da parte bélica e vai para a burocracia', ressaltou Bolsonaro


Anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro como novo ministro da Casa Civil, o general Walter Braga Netto assumirá uma pasta historicamente importante para o Executivo, mas que foi esvaziada pelo governo em seus pouco menos de 14 meses de gestão. Respaldado pelas Forças Armadas e prestigiado por sua atuação na intervenção federal no Rio de Janeiro, Braga Netto terá a função de coordenar os outros ministros, como anunciou o presidente em sua live semanal, no Facebook.
“Eu falo muito em se antecipar a problemas. Em havendo qualquer coisa que possa não dar certo, que pode acontecer, que o ministro, às vezes, tem algum problema, e ele [general Braga Netto] está lá pra ajudar e se antecipar a esses casos que possam não beneficiar a administração”, disse Bolsonaro.
PUBLICIDADE
Mais cedo, o presidente da República havia anunciado, em suas redes sociais, as trocas no comando dos ministérios. Além de Braga Netto, Onyx Lorenzoni, que ocupava o cargo até esta quinta-feira, será transferido para o Ministério da Cidadania, no lugar de Osmar Terra, que é deputado federal pelo MDB e reassumirá o mandato na Câmara.
Um dos principais ministérios da Esplanada, a Casa Civil é responsável, por exemplo, pela relação institucional entre o Executivo e os demais Poderes – na sessão de abertura do ano legislativo de 2020, coube a Onyx Lorenzoni representar Bolsonaro e entregar a mensagem com as metas do ano para o Congresso Nacional. No entanto, a pasta foi sendo esvaziada ao longo do governo.
Publicidade
Em junho do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro transferiu a articulação política da Casa Civil para a Secretaria de Governo, comandada pelo general Luiz Eduardo Ramos. Em janeiro deste ano, o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) foi transferido para o Ministério da Economia, de Paulo Guedes, após o episódio no qual o então número dois de Lorenzoni, José Vicente Santini, utilizou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para fazer viagens à Suíça e à Índia.
Em sua live, nesta quinta-feira, Bolsonaro destacou que a ida de Braga Netto será “mais um desafio” ao general. “Bem-vindo, Braga Netto, muito obrigado por você ter aceito esse convite. E, para você também, não deixa de ser mais um desafio, você sai da parte bélica e vai para a burocracia”, disse o presidente.
A nomeação de Braga Netto também representa uma demonstração de força do grupo militar no governo Bolsonaro, já que todos os ministros que despacham no Palácio do Planalto vieram da caserna – além de Braga Netto e Luiz Eduardo Ramos, compõem a equipe palaciana Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), major da Polícia Militar, e o general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...