Pular para o conteúdo principal
Domingo, 30 de Dezembro de 2018 - 19:00

Premiê de Israel provoca fila no Cristo, é vaiado e cancela visita turística

| Folhapress
Premiê de Israel provoca fila no Cristo, é vaiado e cancela visita turística
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, teve frustrada a visita que faria ao Cristo Redentor neste domingo (30). O premiê não desembarcou do carro em razão da lotação no ponto turístico e teve a comitiva vaiada na saída.

A comitiva do israelense chegou por volta das 18h à base do monumento, local de embarque e desembarque para quem sobe e desce pelas vans credenciadas. O local estava lotado de turistas que aguardavam os meios de transporte para sair da atração. 

Com a chegada do chefe de governo, as vans pararam de subir para buscar os passageiros, formando uma fila ainda maior. Sua mulher, Sara, desceu com o filho e fez uma visita de 15 minutos ao Cristo. Netanyahu permaneceu no veículo por razões de segurança.

Enquanto ela conhecia o local, a fila aumentava. Ao descer, foi alvo dos apupos dos turistas e gritos de "ih, fora!" até os carros da comitiva deixarem o local. A cena foi acompanhada por dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, que acompanhava a comitiva.

Pela manhã, Netanyahu foi ao Pão de Açúcar, também acompanhado de Sara,além do governador eleito do Rio, Wilson WItzel (PSC), da futura primeira-dama Helena WItzel e membros do futuro governo fluminense. 

No sábado (29), Netanyahu já havia aproveitado a cidade. Foi ao mirante do Leme, jogou futebol na praia e tomou caipirinha. 

O israelense veio ao Brasil na sexta-feira (28) a convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para sua posse, na próxima terça-feira (1º). É o primeiro premiê de Israel em exercício no Brasil.

Durante o encontro com Bolsonaro nesta sexta, Netanyahu disse que "Israel é Terra Prometida e o Brasil é a terra da promessa". Em uma sinagoga no Rio de Janeiro, chamou o presidente eleito de "mito".

A visita sela um movimento de aproximação que já vinha desde a campanha de Bolsonaro. O presidente eleito prometeu transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém.

Neste domingo, o israelense afirmou em encontro com a comunidade judaica que Bolsonaro lhe disse que a mudança não era uma "questão de 'se', mas 'quando'".

A mudança do local da embaixada é polêmica porque os palestinos reivindicam que Jerusalém Oriental seja a capital de seu futuro Estado - a cidade também é sagrada para os muçulmanos.  

Convidado por Netanyahu, Bolsonaro disse que pretende visitar Israel até março. O governo israelense espera conseguir apoio do Brasil para explorar reservas de gás natural no Mediterrâneo.

Israel tem ainda interesse de abrir no Brasil mercado para tecnologias ligadas ao fornecimento de água, ao agronegócio e para segurança pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...