Pular para o conteúdo principal

Em desafio aos EUA, Putin anuncia míssil nuclear ‘invencível’

10 / 18

O presidente russo, Vladimir Putin: O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realiza pronunciamento na Assembleia Federal em Moscou – 01/03/2018 © Reuters O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realiza pronunciamento na Assembleia Federal em Moscou – 01/03/2018
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que o país está testando novos armamentos capazes de vencer os sistemas de defesa americanos. Trata-se de um míssil nuclear de cruzeiro que, segundo ele, é invencível e com capacidade de chegar a qualquer parte do mundo.
O anúncio ocorreu durante um discurso televisionado em que Putin apresentou suas primeiras propostas para as eleições do dia 18 de março. Putin, que já está em seu terceiro mandado, é cotado para vencer novamente o pleito.
Ele mostrou vídeos e imagens de mísseis balísticos intercontinentais, o míssil de cruzeiro e outras armas que o país estaria desenvolvendo e testando. De acordo com o presidente, o desenvolvimento se dá por causa da retirada americana do Tratado de Mísseis Antibalísticos assinado entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética em 1972.
O tratado proibia que as duas nações construíssem sistemas de defesa antimísseis. Porém, os Estados Unidos se retiraram em 2002, durante o governo de George W. Bush, alegando que o tratado era obsoleto e que um sistema de defesa era importante para a segurança americana. A Rússia se opôs à saída na época.
“É um míssil de cruzeiro de baixo voo e difícil de encontrar com uma carga nuclear praticamente ilimitada e uma rota de voo imprevisível, que pode ignorar as linhas de interceptação e é invencível frente a todos os atuais e futuros sistemas de defesa antimíssil e defesa aérea”, afirmou Putin. “Ele torna o sistema antimíssil dos Estados Unidos inútil”.
Durante o discurso de duas horas, Putin pediu para que os russos sugiram nomes para as novas armas.

Eleições

Durante o discurso, o atual presidente apresentou algumas de suas intenções para seu possível próximo mandato de seis anos. Apesar de possuir sete opositores nas votações, uma vitória de Putin já é esperada e apontada pelos índices de pesquisa.
O principal opositor do presidente, Alexei Navalny, teve sua candidatura barradae desde então tem pedido aos russos para que boicotem as eleições.
A defesa era uma das promessas de Putin, que garante que suas armas são apenas para proteção, porém, se a Rússia se sentir ameaçada, fará retaliações. Ele destacou as operações do país na Guerra da Síria que, segundo ele, tem mostrado a capacidade russa de defesa.
A diminuição da pobreza e o aumento da expectativa de vida para “taxas semelhantes a do Japão” também é um dos objetivos para os próximos anos.  Segundo ele, em 2000 havia 42 milhões de russos abaixo da linha da pobreza, hoje esse número caiu para 20 milhões e sua intenção é diminuir ainda mais.
Ele também citou a necessidade de aumentar a capacidade tecnológica do país, com incentivo à ciência e Inteligência Artificial, além da importância de levar internet para as áreas mais remotas da Rússia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p