Pular para o conteúdo principal

Síria: coalizão internacional intensifica bombardeios

Campanha para expulsar o Estado Islâmico da cidade de Raqa estaria próxima do fim, segundo as Forças Democráticas Sírias

A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos intensificou os bombardeios aéreos sobre Raqa, em apoio às forças curdo-árabes, que seguem avançando em sua campanha para expulsar o grupo extremista Estado Islâmico (EI) de seu principal reduto na Síria. Nesta sexta-feira, no leste da cidade, prosseguiam os combates em terra entre os extremistas e as Forças Democráticas Sírias (FDS), respaldadas por Washington, que na terça-feira anunciaram o início do cerco final a Raqa.
“Os bombardeios da coalizão internacional continuaram por toda a noite em Raqa e seus arredores”, informou à agência France Press o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman. “Vinte e três civis morreram nesta quinta-feira à noite em [virtude de] 25 ataques aéreos”, afirmou Rahman. Entre as vítimas, quinze pessoas morreram em um ataque contra um cibercafé na periferia oeste de Raqa, onde estão posicionada as FDS que tentam atacar a cidade pela frente ocidental.
A coalizão internacional antiextremista fornece às Forças Democráticas armas, apoio aéreo e conselheiros para suas operações terrestres. Os bombardeios aéreos da coalizão buscam, segundo Abdel Rahman, “quebrantar as capacidades do EI, abrir caminho para as FDS no leste da cidade e possibilitar o cerco em outras frentes”.

A batalha de Raqa é uma das principais frente da guerra que sacode a Síria desde 2011 e já deixou mais de 320.000 mortos.  Capturada pelos extremistas em 2014, a cidade se tornou o símbolo das atrocidades do EI e a base para o planejamento de atentados no exterior. Segundo o Pentágono, restam até 2.500 combatentes do EI em Raqa.

40.000 crianças em perigo

Dezenas de milhares de civis fugiram da cidade e de seus arredores desde que as FDS lançaram em novembro a sua vasta operação para expulsar o EI de seu principal reduto na Síria. Cerca de 160.000 pessoas ainda moram em Raqa.”A vida de mais de 40.000 crianças está em perigo”, advertiu o Unicef nesta sexta-feira. “As crianças estão sendo privadas de suas necessidades mais básicas”, afirmou o diretor regional desta agência da ONU, Geert Cappelaere.
Abu Mohamad, ativista do coletivo “Raqa is being salughtered silently” (“Raqa está sendo massacrada em silêncio”) qualificou os bombardeios da coalizão como “absurdos”. Mohamaf afirma que, além dos bombardeios, as condições de vida pioram com a falta de água e de eletricidade, e com a abertura dos comércios por apenas “uma ou duas horas” ao dia.
O governo de Bashar al-Assad estima que recuperar Raqa seja uma “prioridade”, mas suas tropas ainda estão distantes da cidade. Na terça-feira conseguiram entrar na província de mesmo nome pelo oeste e, ajudados por bombardeios russos, tomaram do EI “vinte povoados”, segundo o OSDH.
Uma fonte militar síria disse na terça-feira que o objetivo do avanço das forças do governo na província de Raqa é “garantir a segurança da província [vizinha] de Aleppo contra os ataques dos extremistas”.
Ainda não está claro se existe algum tipo de coordenação entre as forças do governo sírio e as FDS.
(com AFP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular