Pular para o conteúdo principal

Rui Cos

Rui “corre” para barrar repercussão negativa da venda do Colégio Odorico Tavares

EXCLUSIVAS
O governador Rui Costa (PT) intensificou, na manhã desta segunda-feira (27), a tentativa de conter a repercussão negativa causada pela venda do Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no Corredor da Vitória, um dos metros quadrados mais caros do Nordeste. O caso ganhou dimensões nacionais e gerou críticas de aliados, incluindo petistas.
Em seguida, foi ao Twitter fazer uma série de comentários sobre o assunto. “O bairro pobre tem que ter escola de qualidade, com piscina, biblioteca, quadra coberta e auditório. Discordo de quem acha que equipamento bom só pode ficar em bairro de rico”, disse Rui. “Salvador praticamente não tem área de convívio social nas áreas periféricas e uma boa escola é referência pra toda comunidade usar. Ela tem que estar aberta com aula de natação, teatro, música, dança…”, acrescentou.
O petista também disse que sua “mãe não dizia pra gente estudar em lugar chique, ela queria escola boa e perto de casa, que não gastasse tanto em transporte”. Rui sempre recorre aos supostos ensinamentos maternos quando quer dar um apelo mais emocional a certas falas e discursos. Outra característica discursiva é relembrar sua infância pobre no bairro da Liberdade.
Em dezembro, o jornal Folha de S.Paulo, ao noticiar o fato, lembrou que o terreno da escola é alvo de forte pressão imobiliária por conta de sua localização privilegiada. Opositores à venda acusam o governo de ceder aos interesses do setor.
Ocupação
Na semana passada, estudantes ocuparam o colégio, mas foram obrigados a sair após um cerco da Polícia Militar, o que fez o governador enfrentar novas críticas e acusações, desta fez de agir de forma autoritária. De acordo com relatos dos ocupantes, policiais impediram a entrada de pessoas e, também, cortaram a energia, a água e a entrada de alimentos para os manifestantes.
No último dia 21, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o requerimento de urgência para acelerar a tramitação do projeto de Lei n° 23.724/2020 que trata da venda do colégio. A bancada de oposição estava presente, mas, aparentemente, não percebeu que o requerimento havia sido aprovado. Na sessão, criticaram a ação da PM, mas a insatisfação demonstrada por seus respectivos discursos não tem se traduzido em ações contra a matéria.
Em recesso, os parlamentares retornaram em caráter de urgência apenas para votar projetos de interesse do Executivo, incluindo o que trata da venda do terreno do Odorico. Cada parlamentar recebeu R$ 50 mil de “ajuda de custo”. Apenas Hilton Coelho (PSOL) anunciou que devolveria o recurso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com par
Estudo ‘sem desqualificar religião’ é melhor caminho para combate à intolerância Hédio Silva defende cultura afro no STF / Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias Uma atuação preventiva e não repressiva, através da informação e educação, é a chave para o combate ao racismo e intolerância religiosa, que só em 2019 já contabiliza 13 registros na Bahia. Essa é a avaliação do advogado das Culturas Afro-Brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF), Hédio Silva, e da promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhdis) do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz. Para Hédio o ódio religioso tem início com a desinformação e passa por um itinerário até chegar a violência, e o poder público tem muitas maneiras de contribuir no combate à intolerância religiosa. "Estímulos [para a violência] são criados socialmente. Da mesma forma que você cria esses estímulos você pode estimular