Coronavírus: OMS faz reunião para decidir se declara emergência global
Na semana passada, órgão havia concluído que era muito cedo para tomar a medida, já que os casos de transmissão seguiam restritos à China
A Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma nova reunião de emergência nesta quinta-feira, 30, para avaliar se o surto de coronavírus constitui emergência internacional de saúde. Na quarta-feira 29, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o aumento contínuo de casos e evidências de transmissão entre pessoas fora da China é profundamente preocupante. “Embora o número de casos fora da China seja relativamente pequeno, ele tem potencial para uma epidemia ainda maior.”
A OMS promoveu a primeira reunião de emergência há uma semana e concluiu que era “muito cedo” para declarar emergência internacional de saúde. Até aquele momento, a transmissão de pessoa para pessoa estava restrita à China.
A Comissão de Saúde de Hubei, província chinesa no centro do novo surto de coronavírus, informou na quarta que o total de mortos provocadas pelo surto aumentou para 162.
Brasileiros nas Filipinas
Um segundo exame descartou novamente o risco de contaminação por coronavírus na menina brasileira de 10 anos que foi internada nas Filipinas, após apresentar febre. A informação foi divulgada pelo jornal Hora 1, da TV Globo, na manhã desta quinta-feira, 30. A paciente está com o pai, brasileiro, e a mãe, colombiana, que devem permanecer em isolamento até que testes mais precisos sejam realizados e divulgados até o próximo sábado 1. A família, que mora em Wuhan, estava nas Filipinas a passeio.
Publicidade
Estudo sobre coronavírus
Um instituto de pesquisa filiado ao governo da China informou que o novo coronavírus pode ter se originado em morcegos. O Instituto de Virologia de Wuhan, da Academia Chinesa de Ciências, anunciou na quarta-feira 29 os resultados de análises sobre o vírus em seu site oficial. O relatório diz que a sequência genética do novo coronavírus é 96% idêntica a de um vírus encontrado em morcegos.
O líder da equipe de especialistas médicos do governo chinês, Zhong Nanshan, disse à imprensa estatal que o novo coronavírus tem a mesma origem que os vírus que foram encontrados em morcegos em 2017. Zhong explicou que, assim como no caso da Síndrome Respiratória Aguda (Sars), o coronavírus pode ser transmitido de morcegos para humanos por meio de outros animais silvestres. Ele afirmou que testes genéticos estão sendo feitos em vários tipos de animais silvestres para determinar a causa.
Comentários
Postar um comentário