Pular para o conteúdo principal
s

Por 6 votos a 5, STF nega pedido de Lula contra prisão após 2ª instância

  • 05/04/2018

    "Enterrou-se uma garantia fundamental", diz Sepúlveda Pertence, advogado de Lula

    O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Sepúlveda Pertence, advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarou na madrugada desta quinta-feira (5) que a rejeição do recurso contra a prisão do petista significou o enterro de uma garantia fundamental: o habeas corpus. "No meu ponto de vista, enterrou-se uma garantia fundamental. Curiosamente, não só os cinco votos que concederam a ordem, mas um que negou concordam que a garantia deveria prevalecer", declarou o jurista.
    Questionado sobre as críticas de ministros à presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, ele afirmou que não comentaria questões "interna corporis" [no próprio órgão]. Sobre os próximos passos da defesa, ele afirmou que não é o único defensor do ex-presidente. "Há toda uma equipe. Temos que discutir", afirmou. Ele admitiu, no entanto, o sentimento de frustração com o resultado. Os outros advogados que atuam na defesa de Lula, José Roberto Batochio e Cristiano Zanin Martins, deixaram o tribunal cabisbaixos e não quiseram comentar o julgamento. Zanin disse apenas que o momento era de refletir.
  • 05/04/2018

    Carlos Gonçalves Junior, advogado e professor de Direito Constitucional da PUC-SP

    Controvérsia sobre efeitos de negação do habeas corpus pode persistir

    Apesar de o STF ter negado o habeas corpus de Lula, bem como a preservação da liberdade do ex-presidente até o julgamento das ADCs, pode haver controvérsia sobre os efeitos da decisão de hoje. Isso porque a defesa pode alegar que os efeitos da cassação do salvo-conduto concedido no Supremo no dia 22 de março deverão se operar somente após o trânsito em julgado da decisão, o que ocorrerá após o julgamento de eventuais embargos de declaração. Embora os advogados de Lula possam tentar convencer a Justiça de acatar este entendimento, ele não deve prosperar, uma vez que a proclamação do resultado foi clara no sentido de cassar a liminar. Essa interpretação deverá ser realizada pela Justiça Federal de Curitiba, a quem compete ordenar a prisão. 
  • 05/04/2018

    Veja como votou cada um dos ministros do STF sobre pedido de Lula

    Apesar de dois ministros terem mudado de posição sobre a possibilidade de prisão na segunda instância, o placar se manteve inalterado em comparação aos julgamentos no qual o STF fixou, em 2016, a possibilidade de início de cumprimento da pena nessa fase do processo. Veja como votou cada ministro:

    Votos a favor do pedido de Lula:
    Gilmar Mendes
    Dias Toffoli
    Marco Aurélio Mello
    Ricardo Lewandowski
    Celso de Mello

    Votos contra o pedido de Lula:
    Edson Fachin (relator)
    Alexandre de Moraes
    Luís Roberto Barroso
    Rosa Weber
    Luiz Fux
    Cármen Lúcia Leia mais 
  • 05/04/2018

    Cármen Lúcia encerra sessão do STF que rejeitou pedido de Lula

    A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, encerrou por volta de 0h45 -- e depois de mais de a sessão que rejeitou o habeas corpus de Lula.
  • 05/04/2018

    STF nega estender salvo-conduto a Lula até julgamento de ADCs

    Após derrubar o habeas corpus de Lula, o plenário do STF também negou, por maioria de votos, o pedido da defesa para que o ex-presidente continuasse em liberdade até o julgamento das ADCs (Ações Declaratórias de Constitucionalidade) sobre a constitucionalidade da prisão antes do fim de um processo judicial. O ministro Gilmar Mendes não estava presente. Cármen Lúcia ainda não pautou as ADCs, relatadas por Marco Aurélio de Mello, que já reclamou publicamente do fato de a presidente do Supremo não colocar o assunto em discussão.
  • 05/04/2018

    Plenário analisa extensão de salvo-conduto a Lula

    Logo após dar seu voto, Cármen questionou Fachin sobre a decisão liminar (temporária) concedida no último dia 22, que deu um salvo-conduto até o encerramento do julgamento, retomado nesta quarta. "No meu movo de ver, a liminar cessa sua eficácia com a denegação da ordem", apontou Fachin. O plenário agora analisa se a liminar vale até prazo de embargos contra STF ou só até publicação do acordão do julgamento de hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Nos 50 anos do seu programa, Silvio Santos perde a vergonha e as calças Publicidade DO RIO Para alguém conhecido, no início da carreira, como "o peru que fala", graças à vermelhidão causada pela timidez diante do auditório, Silvio Santos passou por uma notável transformação nos 50 anos à frente do programa que leva seu nome. Hoje, está totalmente sem vergonha. Mestre do 'stand-up', Silvio Santos ri de si mesmo atrás de ibope Só nos últimos meses, perdeu as calças no ar (e deixou a cena ser exibida), constrangeu convidados com comentários irônicos e maldosos e vem falando palavrões e piadas sexuais em seu programa. Está, como se diz na gíria, "soltinho" aos 81 anos. O baú do Silvio Ver em tamanho maior » Anterior Próxima Elias - 13.jun.65/Acervo UH/Folhapress Anterior Próxima Aniversário do "Programa Silvio Santos", no ginásio do Pacaembu, em São Paulo, em junho de 1965; na época, o programa ia ao ar p