Pular para o conteúdo principal

Lula no ‘Dia D’: STF julgará com a faca no pescoço

Julgamento no Supremo começará às 14h. Acompanhe me Veja.com

A aguardada sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidirá sobre o habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — e sua possível prisão por crimes desvendados pela Operação Lava Jato — começará às 14 horas, mas, independentemente do resultado, não acabará neste 4 de abril ou até a data em que os ministros de toga arrastarem o julgamento. Vai além disso. É um julgamento que passa pelas ruas — seja qual for a cor da camisa do time –, pelas redes sociais inflamadas como jamais se viu e até pela manifestação de um general, comandante do Exército, na véspera de um dia tão tenso.
Nesta quarta-feira, centenas, talvez milhares de pessoas, irão às ruas protestar pela prisão de Lula, ou contra ela. Em diversos estados, a Polícia Militar já recomendou alerta para confrontos. O local mais vulnerável é a capital do país, Brasília, onde os onze ministros do Supremo anunciarão seus votos na Praça dos Três Poderes — isso se nenhum deles tiver uma passagem aérea na manga para algum compromisso inadiável, como fez Marco Aurélio Mello na semana passada. Conforme os votos anteriores, o placar tende a ser apertado e a fala mais aguardada é a de Rosa Weber, que já se manifestou contra a prisão após condenação em segundo grau, mas tem optado por seguir a jurisprudência e o alinhamento dos demais colegas da corte.
Se é fato que a denúncia em tela contra Lula (no caso, a do triplex no Guarujá) é a mais frágil de tudo o que pesa contra ele na Justiça, também é fato que a decisão do Supremo é encarada como um divisor de águas eleitoral por políticos e advogados mergulhados na encrenca — até porque na fila estão condenados na Lava Jato, como os Palocci, Cunha, Dirceu e os demais que ainda detêm mandato. A própria Rosa Weber, aliás, assumirá o comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em calendário de eleições. Uma maioria dos votos contra Lula será um golpe ainda mais duro para o PT e para a viabilidade de um plano B ou C de uma esquerda combalida. O contrário também terá impacto relevante: candidato ou não, Lula é favorito nas pesquisas e, mesmo fora das urnas, é um cabo eleitoral com enorme capilaridade nos rincões do país.
Assim como em agosto de 2007, o Supremo julgará o recurso “com a faca no pescoço”, para usar as palavras do ministro Ricardo Lewandowski sobre o processo do mensalão, conforme revelou na época o jornal Folha de S. Paulo.
Nesta hora, é importante frisar que uma democracia tão jovem como a nossa viu dois presidentes sofrerem processos de impeachment em poucas décadas. Ainda assim, manteve-se em pé. Seja qual for o resultado, que todo mês de outubro em ano par continue sendo tempo de eleições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atuação que não deixam dúvidas por que deveremos votar em Felix Mendonça para Deputado Federal. NÚMERO  1234 . Félix Mendonça Júnior Félix Mendonça: Governo Ciro terá como foco o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) vê com otimismo a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A tendência, segundo ele, é de crescimento do ex-governador do Ceará. “Ciro é o nome mais preparado e, com certeza, a melhor opção entre todos os pré- candidatos. Com a campanha nas Leia mais Movimentos apoiam reivindicação de vaga na chapa de Rui Costa para o PDT na Bahia Neste final de semana, o cenário político baiano ganhou novos contornos após a declaração do presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, que reivindicou uma vaga para o partido na chapada majoritária do governador Rui Costa (PT) na eleição de 2018. Apesar de o parlamentar não ter citado Leia mais Câmara aprova, com...
Ex-presidente da Petrobras tem saldo de R$ 3 milhões em aplicações A informação foi encaminhada pelo Banco do Brasil ao juiz Sergio Moro N O ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine (Foto: Cristina Indio do Brasil/Agência Brasil) Em documento encaminhado ao juiz federal Sergio Moro no dia 31 de outubro, o Banco do Brasil informou que o ex-presidente da Petrobras e do BB Aldemir Bendine acumula mais de R$ 3 milhões em quatro títulos LCAs emitidos pela in...
Grécia e credores se aproximam de acordo em Atenas Banqueiros e pessoas próximas às negociações afirmam que acordo pode ser selado nos próximos dias Evangelos Venizelos, ministro das Finanças da Grécia (Louisa Gouliamaki/AFP) A Grécia e seus credores privados retomam as negociações de swap de dívida nesta sexta-feira, com sinais de que podem estar se aproximando do tão esperado acordo para impedir um caótico default (calote) de Atenas. O país corre contra o tempo para conseguir até segunda-feira um acordo que permita uma nova injeção de ajuda externa, antes que vençam 14,5 bilhões de euros em bônus no mês de março. Após um impasse nas negociações da semana passada por causa do cupom, ou pagamento de juros, que a Grécia precisa oferecer em seus novos bônus, os dois lados parecem estar agindo para superar suas diferenças. "A atmosfera estava boa, progresso foi feito e nós continuaremos amanhã à tarde", d...