Pular para o conteúdo principal

Rússia e Otan alertam para colapso do governo sírio


Moscou afirmou que está preparando a retirada de milhares de cidadão russos da Síria

BEIRUTE - O governo russo, principal aliado externo da Síria, advertiu nesta quinta-feira, 13, que o presidente Bashar Assad está perdendo o controle sobre seu país e levantou a possibilidade de os rebeldes saírem como vencedores da guerra civil. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse que o governo de Assad "está à beira do colapso".
Sírios observam destruição após carro-bomba explodir - AP
 
Sírios observam destruição após carro-bomba explodir
A Otan advertiu Assad a abrir algum diálogo com os insurgentes sírios e reconhecer "a realidade da situação atual". Essa é a primeira vez que a Rússia admite que o governo sírio encontra-se debilitado em quase dois anos de uma rebelião durante a qual já morreram mais de 40 mil pessoas.
O vice-chanceler da Rússia, Mikhail Bogdanov, disse que Moscou está preparando a retirada de milhares de cidadãos russos da Síria. "Uma vitória da oposição não pode ser descartada, infelizmente, mas é necessário observar os fatos: existe uma tendência de perda progressiva de controle do governo sobre uma porção cada vez maior do território", declarou Bogdanov durante uma audiência no Kremlin.
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, declarou que a queda de Assad seria "apenas uma questão de tempo". "Eu peço ao regime sírio que pare a violência e perceba qual é a situação verdadeira no momento", disse Rasmussen.
Ontem, os Estados Unidos, a Europa e diversos outros aliados reconheceram a Coalizão Nacional Síria, grupo de oposição, como "representante legítimo" do povo sírio, o que pode abrir caminho para uma maior ajuda internacional às forças que combatem Assad.
Karim Bittar, diretor de pesquisas do Instituto para as Relações Estratégicas Internacionais, disse que o disparo de foguetes Scud, por parte do governo, foi um sinal de que o regime de Assad passou da fase ofensiva à defensiva. "A batalha por Damasco começará em breve e essa batalha poderá mudar as regras do jogo", opinou.
O Scud é um míssil que pode transportar uma bomba de 3.500 quilos, com um alcance de 200 quilômetros ou mais, dizem analistas de defesa. Na quarta-feira, o governo sírio disparou alguns Scud contra as províncias de Alepo e Idlib, no norte do país e parcialmente controladas pelos rebeldes.
Ataques
Nesta quinta-feira, dois ataques a bomba perto de Damasco mataram pelos menos 24 pessoas, a maioria civis, incluídos mulheres e crianças.
Grupos armados de oposição a Assad dominam atualmente grande parte do norte da Síria e parecem controlar cada vez mais áreas nas proximidades de Damasco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Corretor que vendeu imóveis a Flávio Bolsonaro admite fraude em outra transação Modalidade de fraude é semelhante a que o Ministério Público do Rio suspeita ter sido praticada pelo senador Foto :  Agência Senado O corretor responsável por vender dois imóveis ao senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) foi alvo de comunicação do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) sob a suspeita de ter emitido fatura abaixo do preço cobrado em uma transação imobiliária.  A modalidade de fraude é semelhante a que o Ministério Público do Rio suspeita ter sido praticada pelo senador nas operações com o mesmo corretor. De acordo com a Folha, no caso identificado pelo Coaf, o corretor tentou fazer uma operação de câmbio no Citibank em julho de 2015 no valor de R$ 775 mil. Ele admitiu a fraude ao relatar ao banco que o dinheiro tinha como origem a venda de um imóvel cuja escritura indicava, na verdade, o preço R$ 350 mil.  A instituição financeira se recusou a fazer a operação