Pular para o conteúdo principal

Por que comemos ovos (e coelhos) de chocolate na Páscoa?

Entenda de onde vem o hábito. E mais: conheça outros animais que simbolizam a data


Foto: Divulgação
Coelhos de chocolate da confeitaria Ofner, em São Paulo, sucesso há mais de 40 anos
No mundo todo, é difícil encontrar quem não se renda ao sabor de uma barra de chocolate. E quando a Páscoa vem chegando, pronto! É época de passear por supermercados com tetos abarrotados de embrulhos coloridos, de encomendar doces caseiros ou uma versão mais bacana, com cara de presente de aniversário. Mas por que será que comemos ovos de chocolate na Páscoa?

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER


"O costume de presentear com ovos vem desde a antiguidade”, afirma Karen Bressan, professora do Centro Universitário SENAC, Campus Águas de São Pedro. Segundo ela, fazia parte dos festejos europeus de fim do inverno, estação que dificultava a produção de alimentos. “Na cultura chinesa, o costume de dar ovos de galinha cozidos e decorados, nas festas de primavera, também simboliza a valorização da vida, o renascimento e a ressurreição”, diz. Isso porque, de acordo com a especialista, esse ingrediente representa a renovação periódica da natureza.

Aprenda a fazer e a embalar:
ovo de colher recheado de brigadeiro

Acontece que, na Quaresma, o consumo de carne é proibido, e ovo, durante um período, também foi. “Uma teoria que podemos adotar pela escolha do chocolate para substituir os ovos de galinha é o fato de o produto ser considerado um alimento dos deuses, com grande valor entre os povos desde a sua descoberta”, afirma Karen.
Veja também: peixes para a Quaresma


Foto: Getty Images
Ovos de chocolate
Coelho no Brasil, peixe na França, galinha na Espanha

A festa de Páscoa foi oficializada no ano 325 d.C. e tem vários símbolos. “Todos em homenagem à ressurreição de Cristo, à vida”, explica Karen. O coelho reina na cesta de Páscoa brasileira e na imaginação da garotada. Entre os significados, está a reprodução e a fertilidade associada a ele. Mas outros animais também fazem parte das tradições de outros países. Sempre feitos de chocolate.
Faça você mesmo: trufa de chocolate e bombom trufado

Na França, por exemplo, nesta época do ano podem ser encontrados chocolates em formato de peixe. “Ele representando a fé das pessoas em Cristo ressuscitado”, diz a professora. “A pomba, por sua vez, apresentada em forma de colomba, simboliza a paz de Cristo e a presença do Espírito Santo.”
Aprenda a fazer e conheça a história: colomba pascal passo a passo
A confeitaria paulistana Ofner, além do tradicional coelho de chocolate, em cartaz há mais de 40 anos, faz o doce em formato de galinha, símbolo de Páscoa na Espanha. Uma possível justificativa para o símbolo é que, desde a antiguidade, os espanhóis costumam dar ovos de galinha decorados para comemorar a vida nesta data.

Mas, animais à parte, o importante, no mundo todo, é celebrar. Se possível com um chocolate irresistível, no formato que for.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Corretor que vendeu imóveis a Flávio Bolsonaro admite fraude em outra transação Modalidade de fraude é semelhante a que o Ministério Público do Rio suspeita ter sido praticada pelo senador Foto :  Agência Senado O corretor responsável por vender dois imóveis ao senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) foi alvo de comunicação do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) sob a suspeita de ter emitido fatura abaixo do preço cobrado em uma transação imobiliária.  A modalidade de fraude é semelhante a que o Ministério Público do Rio suspeita ter sido praticada pelo senador nas operações com o mesmo corretor. De acordo com a Folha, no caso identificado pelo Coaf, o corretor tentou fazer uma operação de câmbio no Citibank em julho de 2015 no valor de R$ 775 mil. Ele admitiu a fraude ao relatar ao banco que o dinheiro tinha como origem a venda de um imóvel cuja escritura indicava, na verdade, o preço R$ 350 mil.  A instituição financeira se recusou a fazer a operação