Pular para o conteúdo principal

Papa lidera vigília de Páscoa na Basílica de São Pedro


Em sermão, pontífice orienta fiéis a não temer "as surpresas de Deus"


Francisco segura uma vela durante a Vigília, na Basílica de São Pedro
 

O papa Francisco presidiu a missa solene de vigília de Páscoa na Basílica de São Pedro, a primeira de seu pontificado, para introduzir a Igreja Católica no dia mais importante de seu calendário litúrgico. No sermão, o pontífice orientou os fiéis a não temer "as surpresas de Deus".

Leia também:


A cerimônia começou no átrio da basílica, onde Francisco acendeu o Círio Pascoal, símbolo de Cristo. Francisco usou um furador para fazer uma incisão sobre o círio, gravando uma cruz e o número do ano 2013, e pronunciou em latim: "Cristo ontem e hoje, princípio e fim, alfa e ômega. A Ele pertence o tempo e os séculos, a Ele a glória e o poder por muitos e muitos séculos".

A imensa basílica permaneceu escura no início da cerimônia para relembrar a escuridão na tumba de Jesus antes da ressurreição, três dias após sua crucificação, segundo a tradição cristã. Cerca de 10.000 fiéis acenderam velas à medida que Francisco, o ex-cardeal Jorge Bergoglio, da Argentina, caminhava pelo corredor principal. Em seguida, as luzes da basílica se acenderam.

Francisco, de 76 anos de idade, usando vestes brancas relativamente simples - ao contrário das roupas mais elaboradas preferidas por seu antecessor, Bento XVI - relembrou a história bíblica das mulheres que foram ao túmulo de Jesus e ficaram surpresas ao encontrá-lo vazio. Instou os fiéis a nunca perder a confiança durante as dificuldades e atribulações da vida diária e pediu àqueles que tenham se desviado da fé que deixem que Deus retorne para suas vidas. "Deixe Jesus ressuscitado entrar em sua vida, acolhê-lo como um amigo, com confiança. Ele é a vida. Se até agora você o tem mantido à distância, dê um passo à frente. Ele o receberá de braços abertos", disse o papa em italiano.

A vigília pascal, ou lucernário, é um dos ritos mais antigos da liturgia e é celebrado na noite do Sábado de Aleluia, que Santo Agostinho chamou de 'a mãe de todas as vigílias', em alusão à espera pela ressurreição do Filho de Deus, segundo creem os cristãos.

No domingo de Páscoa, ele vai celebrar outra missa e, em seguida, dirigirá aos fiéis a tradicional benção "Urbi et Orbi" (à cidade e ao mundo) do balcão central da Basílica de São Pedro. A varanda é o mesmo local onde ele apareceu pela primeira vez ao mundo como papa, na noite de 13 de março.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Procurador do DF envia à PGR suspeitas sobre Jair Bolsonaro por improbidade e peculato Representação se baseia na suspeita de ex-assessora do presidente era 'funcionária fantasma'. Procuradora-geral da República vai analisar se pede abertura de inquérito para apurar. Por Mariana Oliveira, TV Globo  — Brasília O presidente Jair Bolsonaro — Foto: Isac Nóbrega/PR O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). A representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados  enquanto trabalhava em horário comerci
uspeitos de envolvimento no assassinato de Marielle Franco Há indícios de que alvos comandem Escritório do Crime, braço armado da organização, especializado em assassinatos por encomenda Chico Otavio, Vera Araújo; Arthur Leal; Gustavo Goulart; Rafael Soares e Pedro Zuazo 22/01/2019 - 07:25 / Atualizado em 22/01/2019 - 09:15 O major da PM Ronald Paulo Alves Pereira (de boné e camisa branca) é preso em sua casa Foto: Gabriel Paiva / Agência O Globo Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Play! Ouça este conteúdo 0:00 Audima Abrir menu de opções do player Audima. PUBLICIDADE RIO — O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (M
Corretor que vendeu imóveis a Flávio Bolsonaro admite fraude em outra transação Modalidade de fraude é semelhante a que o Ministério Público do Rio suspeita ter sido praticada pelo senador Foto :  Agência Senado O corretor responsável por vender dois imóveis ao senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) foi alvo de comunicação do Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) sob a suspeita de ter emitido fatura abaixo do preço cobrado em uma transação imobiliária.  A modalidade de fraude é semelhante a que o Ministério Público do Rio suspeita ter sido praticada pelo senador nas operações com o mesmo corretor. De acordo com a Folha, no caso identificado pelo Coaf, o corretor tentou fazer uma operação de câmbio no Citibank em julho de 2015 no valor de R$ 775 mil. Ele admitiu a fraude ao relatar ao banco que o dinheiro tinha como origem a venda de um imóvel cuja escritura indicava, na verdade, o preço R$ 350 mil.  A instituição financeira se recusou a fazer a operação